Centro Histórico de Santiago do Cacém com recolha porta a porta de resíduos domésticos

“Juntos Cuidamos da Nossa Terra!” é o projeto-piloto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém para a implementação do processo de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos que, nesta fase, abrangerá parte da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém.

 Realizou-se um investimento de mais de 122 mil euros, com recurso a candidatura ao Fundo Ambiental, para a adquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e dois mil baldes de deposição de resíduos para distribuir por 300 casas gratuitamente.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explicou que com este projeto-piloto pretende-se “incentivar a separação de resíduos e a recolha porta-a-porta”, porque o Centro Histórico “tem características próprias, com ruas estreitas que dificultam o acesso dos camiões de recolha do lixo e os contentores a ocuparem a via pública, o que cria dificuldades de circulação pois são obstáculos à mobilidade.”

O sistema “exige mudanças de hábitos e sabemos que inicialmente existirão dificuldades, por isso apelamos à compreensão dos moradores e à disponibilidade para colaborarem connosco para que a implementação deste projeto corra bem e traga benefícios.”

O Vereador da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Albano Pereira, com o pelouro do ambiente, sublinhou que “o grande objetivo deste projeto é a reciclagem, é retirar dos aterros resíduos que podem ser reutilizados, como o papel, plástico e vidro, obtendo um ganho ambiental.” Admitindo que “inicialmente vão existir dificuldades”, salientou que “é necessária a colaboração de todos, porque só assim fará sentido e terá sucesso.” O Vereador avançou que “juntamente com os moradores iremos afinar aspetos do processo que forem necessários, para que tudo funcione sem prejudicar ninguém.”

No futuro o objetivo “é estender o sistema porta-a-porta a toda a zona histórica de Santiago do Cacém,” avançou. Albano Pereira destacou, também, a importância de retirar os camiões de recolha e os contentores da zona histórica, “pela questão da mobilidade e valorização do espaço público”.  A Câmara Municipal, dependendo dos resultados do projeto-piloto, pretende levar o porta-a‑porta a outras partes do Município, nomeadamente aos centros históricos de Cercal do Alentejo e de Alvalade.

Aos moradores do Centro Histórico de Santiago do Cacém, que aderirem ao projeto, serão entregues cinco baldes de 30L para a deposição dos diferentes tipos de resíduos: alimentares, indiferenciados, plástico e metal, vidro, papel e cartão. A recolha dos diversos resíduos será feita em diferentes dias da semana, de acordo com um horário estipulado.

Com o sistema reduz-se o tempo e o esforço despendido na ida ao contentores e ecopontos, estes equipamentos de deposição serão removidos do Centro Histórico, ficam apenas as papeleiras.

Nas próximas semanas a equipa da empresa SUMA, que está a implementar o sistema no terreno, vai contactar com os moradores da área abrangida pelo projeto-piloto. A equipa está devidamente identificada e irá prestar esclarecimentos sobre o projeto e estudar em cada caso as melhores soluções para a sua implementação.