FOI NOTÍCIA NO LEME

Há 10 anos…

Vila Nova de Santo André

Bairro Azul à procura de soluções para o futuro

Voltar a dar uso às coletivas do Bairro Azul fixando aí serviços, empresas e atividades de associações é uma questão que há muito se discute. Todos estão de acordo sobre a necessidade de dar uma nova vida aquele bairro, por essa razão a Junta de Freguesia de Santo André está a fazer o levantamento dos projetos e entidades que manifestaram interesse em se fixarem no bairro.

Este documento será posteriormente entregue ao IHRU. No mesmo sentido, um grupo de cidadãos está a preparar um abaixo-assinado com a intenção de o remeter para a entidade que gere o edificado.

 

Há 20 anos…

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Lagoa de Santo André já tem Estação de Anilhagem.

A Estação de Anilhagem do Monte do Outeirão, situada na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, foi inaugurada no passado dia 2 de fevereiro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas.

No seu discurso de abertura, Ana Vidal, Presidente da Comissão Diretiva da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, contou um pouco a história da recuperação das ruínas que permitiram a construção do Centro de Anilhagem, obra que decorreu de junho a dezembro de 2003, e da necessidade de um Centro de Anilhagem.

 

Há 30 anos…

No rescaldo do acidente na Petrogal de Sines

Eng. José Alves Catarino, Diretor Adjunto da Refinaria de Sines: Estou na refinaria desde o seu arranque, desde 1977, aqui em Sines. Não há dúvida nenhuma que isto é uma zona de risco onde aconteceram alguns acidentes de uma certa gravidade. Logo em 80 houve um acidente com o navio “Champion” que estava a carregar produto da Refinaria, e do qual resultaram duas mortes se não estou em erro. Alguns anos depois foi a vez da Refinaria ter um acidente aparatoso, em que arderam dois carros tanques e se destruiu parte da estação de enchimento de camiões. Felizmente que não houve mortos dessa vez. Mais recentemente, também no Porto de Sines, a explosão e incêndio num tanque da instalação de “bunkers”, de que infelizmente resultaram se não me falha a memória duas mortes. E desta vez a 14 de fevereiro, na Refinaria o acidente embora com danos materiais reduzidos, teve infelizmente onze acidentados, por sorte, não morreu ninguém.

 

João Santos

Leme 848 /Site Feve 2024