Aprovada proposta importante referente ao desassoreamento do rio Sado

Foi no dia 24 de agosto de 2023 aprovada, em reunião de Câmara, a proposta referente ao protocolo de colaboração técnica e financeira para ações de desassoreamento do rio Sado.

Trata-se de uma colaboração estabelecida entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Agência Portuguesa do Ambiente, com vista ao desenvolvimento de ações que constituem o Plano de Ação para a Execução da Intervenção de Desassoreamento do Troço do Rio Sado Frente Urbana de Alcácer do Sal.

A necessidade de promover uma maior relação da cidade com o rio, aumentando a atratividade do Sado como meio de sustentação da revitalização da cidade, leva a que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal queira promover o desassoreamento e limpeza de margens do rio Sado na sua frente urbana, promovendo assim o seu usufruto minimizando os maus odores que resultam da situação de assoreamento em que se encontra o rio neste troço.

Esta justificada pretensão da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, assenta essencialmente nas premissas do ponto de vista ambiental e social. O rio encontra-se fortemente assoreado provocando maus cheiros, prejudicando a sua navegabilidade.

No âmbito das suas competências a APA/ARH Alentejo comprometeu-se em avaliar esta pretensão do município do ponto de vista ambiental e promover consulta sobre o assunto às diferentes entidades, com vista a enquadrar as tipologias de intervenção, a realizar estimativas de custos possíveis e fontes de financiamento.

Tendo agora sido apresentado por parte da APA/ARH Alentejo uma Proposta de Plano de Ação para a Execução da Intervenção de Desassoreamento do Troço do Rio Sado Frente Urbana de Alcácer do Sal, a proposta previa formalizar a relação entre as partes por forma a dar o bom seguimento para concretizar tão relevante ação.

Leme site