CLAS de Sines Reuniu-se nos Paços do Concelho

O Conselho Local de Ação Social, presidido pelo vice-presidente da Câmara, Fernando Ramos, reuniu-se em plenário no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 16 de maio, para informação e discussão de assuntos de relevância para Sines do ponto de vista social.

Na reunião, foram apresentados os dados de execução relativos ao 5.º semestre do CLDS 4G – Viver+ Sines, que revelou ter alcançado taxas que superaram os objetivos propostos em sede de candidatura, na grande maioria das ações. As entidades da Rede Social elogiaram o trabalho meritório que tem sido desenvolvido pelo programa.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sines, acompanhada por Ana Inverno (representante da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens), apresentou o diagnóstico que servirá de base ao Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens, criado do âmbito do projeto Adélia.

Foi ainda feito um ponto de situação sobre o acolhimento de pessoas refugiadas da guerra da Ucrânia em Sines, para o qual foi criado um grupo de trabalho que se encontra a gerir o processo, com a participação de diversas entidades de primeira linha do território, e que tem contribuído para que tudo esteja a correr da melhor forma possível.

Sobre esse assunto, de notar que as instalações da Colónia de Férias “A Conchinha” já atingiram o seu limite de acolhimento, todos os agregados familiares têm tido acompanhamento técnico e algumas pessoas já se encontram a exercer atividade profissional com contrato de trabalho.

A adesão das entidades à reunião plenária presencial enriqueceu a discussão, através da partilha de experiências e troca de informações.

Fonte: CMS