Festa de São Romão: Pescadores do naufrágio vão ser homenageados

Fátima Moita

Nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto,  na Costa do Concelho de Santiago do Cacém, volta a cumprir-se a tradição. Os festejos começam na sexta e são três dias de festa, música, gastronomia e artesanato. Em Santo André vai-se a banhos como antigamente na Festa de São Romão.

Com um programa marcado por inúmeras iniciativas, mas onde a recriação dos tradicionais Banhos de São Romão marcam as festividades, a cargo do Rancho Folclórico “Ninho de Uma Aldeia”, Grupo de Dança Típica da Queimada-Valinho da Estrada, Grupo de Trages e Tradições da Lagoa de Santo André.

Segundo Fábio Pereira, da Junta de Freguesia de Santo André “este ano há uma homenagem aos pescadores falecidos na Lagoa de Santo André. Fez a 9 janeiro deste ano, 60 anos que faleceram 17 pescadores no naufrágio”. A cerimónia será junto à Fragateira.

Animação musical vai estar a cargo de Alentesamba, Cante Alentejano “Cantadores do Desassosego. Baile animado por Mário Neves, David Rosa, Paulo das Vacas, Tozé Pratas e Dina Teresa.

Uma tradição que a Junta de Freguesia de Santo André organiza e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoia, para que se mantenha viva.

 

Leme 836 – Agosto de 2023