ENTREVISTA| Armindo Morais, Presidente da Cooperativa de Habitação Chesandré

“As pessoas têm falta das casas e a Cooperativa está cá para servir as pessoas”

Helga Nobre

O Presidente da Cooperativa Chesandré, Armindo Morais, disse em entrevista ao jornal “O Leme” que pretende resolver o impasse com o empreiteiro para concluir a 3.ª fase do programa de construção de habitações a custos controlados. Os cooperantes queixam-se dos atrasos numa obra que já dura há cinco anos.

O Leme – Qual é o impasse que impede a Chesandré de entregar as moradias aos cooperantes e a que se deve essa situação?

Armindo Morais – Tem existido um impasse com o empreiteiro. Os sócios que se queixam estão todos a par do que se tem passado. O empreiteiro diz que não tem pessoal e que tem prejuízos na obra, mas entendemos que o contrato está feito e é para cumprir. Reconheço que o empreiteiro também tem tido alguma dificuldade em recrutar mão-de-obra.

L – E qual é o ponto de situação?

AM – Estamos em contacto com o construtor para tentar resolver a situação e para que as coisas cheguem a bom porto. E vão chegar porque as pessoas têm falta das casas e a Cooperativa está cá para servir as pessoas.

L – Pode avançar com uma estimativa para a entrega das moradias e dos apartamentos?

AM – Hoje (05 de maio) tínhamos uma reunião com o empreiteiro, mas foi cancelada e vamos remarcar uma nova data para tentarmos resolver a situação e dar andamento a isto.

L – Em causa estarão possíveis valores que o empreiteiro poderá pedir à Cooperativa devido ao preço dos materiais e de mão-de-obra?

AM – Sim, já pediu e nós dissemos que sim, apesar de salvaguardarmos que era contra a nossa vontade essa situação porque o contrato está feito. Mas, também reconhecemos que os materiais tiveram um grande aumento e temos estado a assumir algumas situações, contra a nossa vontade.

Entrevista completa  no jornal “O leme ” nº 831 – Maio de 2023