Comsines debate boas práticas de segurança

A COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines promoveu dia 28 de abril, o Seminário ‘Boas Práticas de Segurança’, no auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve no âmbito do ‘Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho’.

O evento que contou com mais de uma centena de participantes, teve como objetivo apresentar as Boas Práticas de algumas das empresas sediadas no Concelho de Sines, realçando a importância de um trabalho colaborativo e proativo de todos os ‘players’ da comunidade, para que a Zona Industrial de Sines seja um exemplo no que à segurança diz respeito e que se mantenha atrativa à captação de novos investimentos privados.

Na abertura da sessão, Duarte Lynce, Vogal do Conselho de Administração da APS, iniciou dando as boas-vindas aos participantes, enaltecendo o número de inscritos no evento e defendendo que a comunidade deve trabalhar de forma coesa nas dificuldades, perigos e riscos do quotidiano das empresas de Sines e das suas pessoas. Marcos Sá, Presidente da Direção da Associação COMSINES proferiu que a segurança deve ser vista como um investimento e não como um custo e que o crescimento da Zona Industrial de Sines é uma oportunidade única para se investir nas pessoas, na sua formação e nos meios de prevenção e combate. José Arsénio, Vereador da Câmara Municipal de Sines, acredita que embora o trabalho até aqui desenvolvido seja positivo, exista espaço para melhorar, defendendo que existem mais ganhos ao investir na prevenção do que no combate à ocorrência.

Ao longo da manhã, foram feitas várias apresentações por parte de representantes de empresas com atividade industrial em Sines: Nuno Martins (GALP), Gonçalo Florêncio (Repsol Polímeros), João Costa (Euroresinas) e Bruno Costa (PSA). Através das suas apresentações, foi possível testemunhar o trabalho diário destes profissionais na prevenção de acidentes industriais e na defesa não só dos seus colaboradores, como na defesa do bem-estar da comunidade.

Nesta sessão, houve ainda tempo para duas apresentações de José Guilherme São Marcos (2º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo e Comandante da Força Conjunta de Portuguesa) e de Cláudio Duarte (SAR Team integrada na ONG EVOLSAR) que demonstraram o trabalho dos operacionais das equipas portuguesas de busca e salvamento que marcaram presença na Turquia, em fevereiro desde ano, nas operações de resgate às vítimas.  Nesta última apresentação, Cláudio Duarte fez-se acompanhar por ‘Ghost’, o cão que participou em fevereiro em missão na Turquia e resgatou uma vida nos escombros do sismo.

Este evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção e Segurança da COMSINES, coordenado por Eduardo Pires, da Proteção Civil do Município de Sines, sendo este um dos pilares centrais do exercício da associação na comunidade sineense.

Leme 830 – Mao 2023