Projeto-piloto estuda produção agrícola em futura Central Solar de Cercal do Alentejo

As melhores práticas agrícolas e espécies a cultivar na área de implantação de uma futura Central Fotovoltaica em Cercal do Alentejo, em Santiago do Cacém, vão ser identificadas no âmbito de um projeto-piloto no local.

Em comunicado, Aquila Clean Energy, plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, explicou que este projeto-piloto de agrivoltaico na Central Solar Fotovoltaica de Cercal vai ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Évora (UÉ).

A iniciativa, no âmbito da qual foi assinada dia 10 de janeiro uma parceria entre a empresa e a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade Alentejana (CER-UE), pretende possibilitar a combinação de práticas agrícolas com energia solar.

O projeto-piloto vai “identificar as melhores práticas agrícolas e espécies a cultivar na área de implantação da futura central, assim como nas áreas envolventes não utilizadas”, indicou a empresa.

Desta forma, a CER-UE vai ser responsável pela realização de um estudo científico onde será explorado o “conceito agrivoltaico, ou seja a coexistência de painéis solares e culturas agrícolas no mesmo local”, precisou.

De acordo com a Aquila Clean Energy este estudo, que “se inicia de imediato, vai identificar as espécies mais habilitadas para cultivo agrícola no terreno onde será instalada a central fotovoltaica”.

Segundo a empresa, “esta é uma das soluções encontradas para responder a uma das principais preocupações sentidas localmente, que questionava a viabilidade da produção agrícola nas terras onde serão instalados os módulos solares”.

O estudo, que terá em conta “o tipo de solos e respetiva exposição solar, vai analisar a interface entre a produção solar e agrícola, identificando sinergias entre ambas as atividades”, explicou a Aquila Clean Energy.

Numa primeira fase, serão estudadas “estratégias de compatibilização da Central Solar Fotovoltaica “com as atividades agrícolas e de conservação e, a seguir, serão definidos projetos-piloto que irão ensaiar as estratégias de compatibilização identificadas”, especificou.

“Este compromisso vai permitir complementar o conhecimento do local com uma componente académica e científica independente, aprofundando a caracterização já efetuada da área onde vai ser instalada a central”, lê-se no comunicado.

Para Manuel Silva, da Aquila Clean Energy em Portugal, citado no comunicado, esta parceria “traduz a preocupação para com a sustentabilidade e com as comunidades locais”.

“Queremos assegurar que a construção da Central Fotovoltaica do Cercal, essencial para atingir as metas que garantam uma transição energética efetiva em Portugal, permitirá a manutenção de práticas agrícolas e de pastoreio, o que responde a uma das principais preocupações suscitadas localmente”, sublinhou.

Por seu lado, a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, considerou que, para “o sucesso [deste projeto-piloto] ambicioso, serão absolutamente determinantes experiência e o conhecimento técnico-científico dos investigadores da Cátedra de Energias Renováveis”.

A Cercal Power S.A., pertencente ao grupo Aquila Capital, é a empresa que detém o projeto desta Central Solar, que envolve um investimento global previsto de 164,2 milhões de euros.

A Central, com uma capacidade instalada estimada de 275 megawatts (MW), deverá entrar em exploração em 2024 e fornecer energia limpa a 141 mil casas.

O projeto, que já recebeu Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada, tem sido contestado pelo Movimento Cívico Juntos pelo Cercal, que junta moradores e empreendedores daquela Freguesia.

Helga Nobre