Projeto Guardiões promove educação ambiental junto de alunos de Cercal do Alentejo

Durante o início de dezembro, o projeto Guardiões realizou ações de educação e sensibilização ambiental na Escola Básica de Cercal do Alentejo nº1, em Santiago do Cacém, envolvendo dezenas de alunos.

Jorge Martins, coordenador do projeto Guardiões, refere que “é inquestionável a crescente preocupação dos jovens pelas questões ambientais, pelo que este projeto permite dota-los dos conhecimentos necessários para que possam adotar comportamentos responsáveis em prol do meio ambiente”, sublinhando que “as atividades promovidas são muito dinâmicas, o que se reflete na forte adesão por parte dos alunos”.

“Alertar os jovens para a importância da adoção de práticas mais sustentáveis e para o impacto das alterações climáticas é o nosso objetivo principal, assim como transmitir que todas as ações do nosso dia-a-dia têm um impacto benéfico e contribuem para reverter a nossa situação atual”, salienta o responsável.

As várias ações de sensibilização conduzidas pelo projeto Guardiões pretendem realçar a importância da pedagogia e da ciência para a resolução dos problemas decorrentes das mudanças climáticas. O projeto dá ainda a conhecer várias propostas para minimizar os efeitos das alterações climáticas.

O projeto Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), financiado pelo Programa Alentejo 2020.

O Projeto GUARDIÕES tem como objetivo gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas, procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável.

 

Joaquim Bernardo