Câmara Municipal aprovou cedência de terreno à ULSLA para novo Centro de Saúde em Santiago do Cacém

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou, em Reunião de Câmara, realizada dia 18 de agosto, a cedência de um terreno à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), com 7.260 metros quadrados com vista à construção do novo Centro de Saúde de Santiago do Cacém.

A Autarquia disponibiliza o terreno a título gratuito, em virtude de se destinar à construção de um Centro de Saúde e o mesmo ser de manifesto interesse público, e que foi aceite pela ULSLA, situa-se na confluência da Rua Padre Hermano Ferreira de Almeida Lima e a Estrada de Santa Cruz.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem reivindicado, junto da tutela do Ministério da Saúde, a construção de um novo Centro de Saúde para a cidade de Santiago do Cacém, sendo esta, também, uma reivindicação da população e das Comissões de Utentes. Há muito que a falta de condições do edifício atual, fruto do desinvestimento dos vários Governos, preocupa a Câmara Municipal, os profissionais de Saúde que ali trabalham e a população em geral. A Autarquia sempre esteve do lado da solução e manifestou, desde a primeira hora, junto das várias entidades da saúde, quer ao nível local, quer ao nível do Governo a disponibilidade para a cedência de um terreno para a construção de um novo edifício que albergasse este equipamento.

Na sequência de várias reuniões ocorridas, no final do ano de 2020 e início de 2021, com o Conselho de Administração da ULSLA, a Câmara Municipal foi informada que estaria aprovada a construção do Novo Centro de Saúde para a cidade de Santiago do Cacém. A ULSLA avançou que irá apresentar uma candidatura para garantir o financiamento para investir na construção de um novo Centro de Saúde e remodelação do atual. Estão, igualmente, previstas intervenções no Centro de Saúde de Santo André e nas extensões de Ermidas-Sado e do Cercal do Alentejo.