Moinho de Vento da Quintinha dá 1.º prémio no concurso de fotografia “Num Instante…um novo olhar”

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém promoveu, de 1 de março e dia 30 de julho de 2022, o Concurso de Fotografia “Num instante…um novo olhar”, com o objetivo de destacar o potencial do turismo do Município através do olhar único e original de cada fotógrafo sobre as tradições, a cultura, a gastronomia, a arquitetura, a história, a natureza e as nossas gentes.

Os vencedores foram apurados dia 18 de agosto, e a entrega dos prémios pecuniários no valor total de mil euros irá realiza-se numa cerimónia integrada na edição da Feira do Monte de 2022, dia 02 de setembro pelas 21h45 no Pavilhão de Exposições, onde estarão expostas as fotografias distinguidas.

Os vencedores da VI edição do concurso de fotografia foram:

1º prémio- “Moinho de Vento da Quintinha”, de Henrique Miguel Pires Cantigas Figueira;

2º prémio- “Reflexo de Um Misterioso Entardecer”, de Sónia Bernardo;

3º prémio- “Treino matinal no Jardim da Tapada”, de Rita Célia Gonçalves Pereira Gamito.

Considerando a enorme qualidade das imagens apresentadas, o júri entendeu ainda atribuir as seguintes menções honrosas:

– “Às 9:37”, de José Tomás de Almeida; – “Céu Quente”, de Madalena Reis Ventura; – “Quase de Saída”, de José Máximo e – “A Voar…espetáculo Bala’do”, de Rita Célia Gonçalves Pereira Gamito.

O júri constituído pelo Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo, João Queimado, a técnica de comunicação Ana Martins e o fotógrafo convidado João Coelhas, avaliaram as fotografias tendo em conta os critérios da originalidade, adequação à mensagem que se pretendia transmitir, criatividade, qualidade das fotografias e as características técnicas das mesmas.

No total foram apresentados 122 trabalhos de 18 autores na VI edição de “Num instante…um novo olhar”. O concurso é de âmbito internacional, e destinou-se a todos aqueles que habitam ou visitaram o município de Santiago do Cacém e o retrataram através de fotografias originais.