Época Balnear abre dia 18 nas praias do Concelho de Santiago do Cacém

O início da Época Balnear 2022 no concelho de Santiago do Cacém está previsto para dia 18 de junho. As praias do Município, Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço (praia das Areias Brancas), voltam a hastear os galardões de Bandeira Azul e de Praia Qualidade Ouro, símbolos de qualidade das zonas balneares.

O Concelho há vários anos, e de forma consecutiva, vê as suas praias serem distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa. O que reflete o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano para manter as zonas balneares com os parâmetros de qualidade exigidos por esta Associação, porque ter a Bandeira Azul hasteada é sinónimo de qualidade da praia.

As duas praias do Município vão, também, ostentar a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro, atribuída pela Associação Ambientalista Quercus. Este galardão tem como objetivo destacar as praias, que ao longo de vários anos (oito no caso do nosso Concelho) apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. A Quercus congratulou o Município por ter obtido novamente esta classificação.

Para obter a Bandeira Azul, a Autarquia, para além de valorizar a qualidade ambiental das praias, promove várias ações que visam educar para a conservação dos ecossistemas marinhos e terrestres. Com esse objetivo, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém desenvolveu 10 ações de Educação Ambiental, que apresentou à candidatura da Bandeira Azul, são elas: Visitas à Quinta da Educação e Ambiente; 1.ª Edição do Transalentejo Walking Festival; Horta.Come; Caminhada intergeracional – Passo a Passo; Yara/Iara – Uma viagem de emoções entre dois mundos; Vamos dar Vida ao Parque; Concurso de Fotografia “Num Instante…Um novo Olhar”; Ação de formação “Defesa da Floresta Contra Incêndios e criação de faixas de gestão de combustível”; XVII Limpeza de Praia – ‘Eu Quero A Minha Praia Limpa’ ­- Associação Litoral Aventura; Caminhada Bandeira Azul.

A nível nacional o tema escolhido para o Programa Bandeira Azul 2022 continua a ser a “Recuperação de Ecossistemas”. Um tema premente, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a “Década das Nações Unidas” para a Recuperação dos Ecossistemas. Com atividades partilhadas entre a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), em 2021 iniciou-se uma década de grande relevância na preservação do nosso futuro.