Monumento a Vasco da Gama à entrada da Cidade inaugurado

A Câmara Municipal de Sines inaugurou, no dia 23 de maio, o novo monumento evocativo da figura de Vasco da Gama, situado na entrada norte da cidade. A cerimónia contou com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo.    

O presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, destacou a importância de valorizar no espaço público “um siniense que deu novos horizontes ao mundo” e de que todos “devemos ter orgulho”.

“Esta é a principal entrada de Sines e, simultaneamente, é um convite à reflexão sobre a nossa vocação atlântica. Costumamos dizer que Sines é a porta de entrada para o mundo. Pois este monumento simboliza isso mesmo, ao evocar a figura de Vasco da Gama, os seus feitos históricos e a nossa tradição oceânica”, disse Nuno Mascarenhas.

O almirante Henrique Gouveia e Melo disse sentir-se “honrado” com o convite para inaugurar este “monumento bonito”, que evoca a figura de um homem de “uma importância histórica tremenda”, que, “pelos seus atos, mudou o mundo”, iniciando a era da globalização.

Tendo acabado de comemorar a Semana da Marinha, que assinala a chegada de Vasco da Gama a Calecute, a 20 de maio de 1498, o chefe do Estado-Maior da Armada disse que “quem não tem memória não merece futuro”.

O novo monumento, da autoria do escultor portuense Vítor Ribeiro, presente na cerimónia, fica localizado num dos pontos mais destacados da entrada da cidade, a rotunda de acesso à zona comercial, na A26-1.

Com este monumento, o município reforça a visibilidade em espaço público da figura siniense com maior relevo na história portuguesa e universal, cuja viagem de descobrimento do caminho marítimo para Índia abriu um novo capítulo nas relações comerciais e culturais à escala planetária.

Além deste novo monumento, Vasco da Gama já está representado na paisagem urbana de Sines por uma estátua do escultor António Luís Branco de Paiva, inaugurada em 1970 e recentemente restaurada, por ocasião do seu 50.º aniversário.

Está também projetada a instalação de um monumento focado na viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, num ponto mais interior da entrada norte da cidade.

O Observatório do Mar, centro interpretativo da memória marítima de Sines, atualmente em construção nos antigos Armazéns da Ribeira, também dedicará uma parte dos seus conteúdos à figura de Vasco da Gama.

Vasco da Gama nasceu em Sines cerca de 1469, filho de Estêvão da Gama, alcaide-mor de Sines, e de Isabel Sodré. A sua marca na cidade permanece nas peças de arte urbana que o recordam, mas também nos principais monumentos de Sines, como o Castelo, a Igreja Matriz de São Salvador e a Igreja de Nossa Senhora das Salas, todos eles ligados a diferentes momentos da sua biografia.