Município de Odemira disponibiliza 90 mil euros para apoio a atividades culturais

O Município de Odemira disponibiliza para 2022 a verba total de 90 mil euros para incentivo aos agentes culturais locais, no âmbito do Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas (PAACR) e cuja fase de candidaturas decorre até ao próximo dia 28 de fevereiro.

O regulamento municipal prevê o financiamento para a produção de cultura, promoção de atividades culturais e recreativas (para incrementar as artes e ofícios tradicionais e as atividades ligadas ao património e fomentar a participação da população e da criação de novos públicos), a beneficiação de instalações, a aquisição de equipamentos e também a participação em formação.

As associações e coletividades poderão apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 28 de fevereiro de 2022, através de formulário próprio, acompanhadas dos documentos previstos no regulamento do programa de apoio e enviadas para o e-mail paacr@cm-odemira.pt, entregues no Balcão Único da Câmara Municipal ou remetidas por correio registado. O formulário de candidatura e o regulamento estão disponíveis no portal do Município em www.cm-odemira.pt

Durante o ano de 2022, o Município de Odemira vai promover a revisão do Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, de uma forma participada e partilhada com os agentes culturais locais, com o objetivo de introduzir mecanismos de apoio mais eficazes e ágeis. O Programa insere-se no trabalho desenvolvido pela autarquia junto das associações do concelho, sendo um instrumento de proximidade que potencia a dinamização do sector cultural e do próprio território.

No dia 1 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, reuniu com os agentes culturais do concelho de Odemira, no Cineteatro Camacho Costa, com a participação de associações, coletividades, clubes e artistas individuais. O objetivo da reunião passou por apresentar a estratégia municipal para o sector e abordar a forma de organização e planeamento das atividades para o ano de 2022. Foi também lançada para discussão a alteração ao Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas.

Comunicado CMO