Fernando Jardim de Almeida foi homenageado em Sines

O Sporting Clube de Portugal conquistou a 13.ª edição da Taça Hugo dos Santos em basquetebol no dia 23 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Sines, com uma vitória por 66-64 sobre o Sport Lisboa e Benfica.

Joaquim Bernardo

Foi a primeira vez que o Sporting venceu esta competição. Nas meias finais, jogadas a 22 de janeiro, o Sporting tinha ganho ao FC Porto por 82-76 e o Benfica tinha vencido a UD Oliveirense por 97-91.

No contexto da realização da 13.ª Taça Hugo dos Santos no Pavilhão Multiusos de Sines, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Sines homenagearam, no dia 23 de janeiro, a figura de Fernando Jardim de Almeida, pioneiro e impulsionador do basquetebol em Sines. Fernando Alberto Jardim de Almeida iniciou-se na modalidade ainda em Moçambique, nos anos 60.

Do percurso no basquetebol moçambicano, destacam-se o título de campeão nacional universitário, em 1967 e 1968, pela Universidade de Lourenço Marques, e o segundo lugar no Campeonato Nacional de Moçambique, na época 1971/72, em representação da Associação Académica de Moçambique.

Já em Portugal, fundou o primeiro clube de basquetebol do Alentejo Litoral, o Aeroclube de Sines, em 1979.

Também em Sines, formou e representou a equipa sénior de basquetebol do Vasco da Gama Atlético Clube que militou na 3.ª divisão entre 1980 e 1985. Foi ainda treinador de algumas equipas de formação e trabalhou em toda a logística do clube siniense relacionada com o basquetebol.

Em 1980, completou o curso de treinador de Basquetebol (ENB), Nível II, sob a orientação do professor Manuel
Fernandes, atual presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

A Taça Hugo dos Santos 2022 foi uma organização da Federação Portuguesa de Basquetebol, com a parceria da Câmara Municipal de Sines e da Associação de Basquetebol de Setúbal.