Litoral EmCena com balanço positivo no primeiro ano de programação

Enquanto se debruça sobre os preparativos para a temporada de 2022 do Litoral EmCena, a Associação Ajagato, organizadora do festival de longa duração, faz um balanço positivo do primeiro ano de espectáculos, destacando os números da assistência e a qualidade dos espectáculos.

Apesar da pandemia, que levou à alteração da programação e cancelamento de alguns espectáculos, o projeto, que previa inicialmente 50 sessões de teatro, conseguiu concretizar 44. Mesmo com restrições da lotação de público em sala e também ao ar livre, passaram pela assistência 3868 espectadores em 44 sessões, 12 das quais lotadas.

Na actual conjuntura, o número de espectadores não pode deixar de ser visto como um grande resultado deste festival lançado e concretizado na Costa Alentejana em plena pandemia, bem como a elevada qualidade dos espectáculos, como atestam as médias das votações de público, entre os 8,30 e os 9,53, numa escala de 1 a 10.

A votação é feita no final dos espectáculos realizados em sala, de forma anónima e considerando uma escala de 1 a 10.

Espectáculos mais votados pelo público distinguidos pelo Litoral EmCena

A organização do Litoral EmCena decidiu atribuir distinções aos espectáculos mais votados pelo público, entregando de forma simbólica um certificado oficial às companhias.

Em 2021, os espectáculos com média mais elevada de votação foram “Snowed In”, pela companhia alemã Bodeacker & Neander (9,53), ““Pourquoi les vieux, qui n’ont rien à faire, traversent-ils au feu rouge» pelo grupo vindo de França COLLECTIF 2222 (9,36) e “Um Ivanov”, pela A BARRACA (9,15).

Pela primeira temporada do Litoral EmCena passaram companhias nacionais e estrangeiras que apresentaram espectáculos com estilos e linguagens diferentes  pelas localidades de Santiago do Cacém, Sines, Vila Nova de Santo André, Porto Covo, Lagoa de Santo André, Cercal do Alentejo, Alvalade, Ermidas, Abela, São Francisco da Serra e São Domingos, no Litoral Alentejano.

As companhias portuguesas A Comuna, Fontenova, A Barraca, Teatro Só, ESTE – Estação Teatral, Varazim Teatro, Artistas Unidos, o grupo ‘da casa’ GATO SA e uma produção do ator Pedro Diogo fizeram parte da programação do primeiro ano do Litoral EmCena. O espectáculo do Teatro do Mar foi cancelado devido a alterações decorrentes da pandemia.

O festival trouxe ainda ao Litoral Alentejano companhias que se estrearam em palcos nacionais – Bodecker & Neander (Alemanha), Collectif 2222 (França) e Giraffe Royal Theatre (Estónia).

A par dos espectáculos decorreram também exposições de acesso livre e workshops temáticos direccionados para profissionais de teatro.

Em preparação está a temporada de 2022 do Litoral EmCena, que deverá ser divulgada em breve.

Sobre o Litoral EmCena

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turistica.

Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.

Comunicado Litoral EmCena