Editorial: Cuida do ambiente e terás saúde

Abílio Raposo
Diretor

O Papa Francisco em maio deste ano propõe que voltemos à sua grande encíclica sobre a natureza e o meio ambiente “Laudato Si”. Depois de seis anos desta grande mensagem para o mundo católico, primeiramente, e depois para todos os homens e mulheres de Boa vontade que se queiram associar.

Esta mensagem influenciou muitos pelo mundo. Foi um sopro de jubilo para aqueles que desejam um mundo melhor e mais humano e justo, em que a natureza é nossa amiga e faz-nos muita falta.

A nossa vida depende dela. Se os cristãos forem os primeiros a seguir o testemunho do nosso Papa Francisco, outros pelo mundo nos seguirão.

Não esqueçamos, pois, o grito dado nela é para cada um ouvir e praticar. É altura para voltamos a ela e a refletirmos de novo. É um grito que ecoa em todo o planeta.

Diz o papa: “Há esperança. Todos podemos colaborar, cada um com a própria cultura e experiência, cada um com as próprias iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra retorne à sua beleza original e a criação volte a brilhar novamente segundo o plano de Deus.”

Também, numa atitude de clamar aos governantes do mundo, o secretário-geral das Nações Unidas António Guterres, em Glasgow dá um grito que se ficou a ouvir em todo o planeta: “Chega de tratar a natureza como toalete”. É uma das expressões mais provocadoras que já ouvi até hoje.

Também esta mensagem está a ecoar e ele dá-nos a consciência do que estamos a fazer. A natureza tem de ser bem cuidada e respeitada para que nos dê a vida que precisamos. Tudo tem o seu lugar no mundo. Aos Homens é dada a capacidade para renovar todas as coisas e não deitar para a natureza aquilo que é lixo tóxico e que destrói o planeta.

Muitas vezes perguntamos sobre as doenças que surgem e que contraímos; mas não sabemos de onde vêm e porque as contraímos. Mas é fácil saber pois os atentados que fazemos à natureza têm as suas consequências. Porque estou doente?

Porque surgem vírus todos os anos? Porque estão contaminadas as águas? Porque temos tantos produtos químicos nos alimentos e na água? Estas perguntas têm uma resposta que todos conhecemos: Nós mesmo estamos a intoxicar-nos. Esta é a verdade “nua e crua”, cuida do ambiente e terás uma vida mais saudável.

Abílio Raposo, Diretor