Badoca Safari Park reabre em junho mas pede ajuda urgente do Governo

O Badoca Safari Park vai reabrir ao público no Dia da Criança, 01 de junho, com a adoção de medidas de segurança avançou o sócio-gerente que reclama medidas de apoio urgentes do Estado.

“Como não há uma medida especifica para os parques vamos adaptar as medidas que foram exigidas para reabrir. No caso do Badoca vamos evitar as enchentes que estamos habituados a ter nos safaris, rafting e na restauração, confinando os espaços e obedecendo às distâncias, limites e desinfeções das áreas”, explicou Francisco Simões de Almeida, sóciogerente do parque temático.

Quase dois meses depois de ter encerrado as visitas ao público, o parque, situado no Concelho de Santiago do Cacém, divulgou que já está a aceitar reservas “para uma experiência inesquecível” com o limite máximo de 06 pessoas da mesma família.

“As pessoas fazem muitas perguntas e querem saber se é seguro”, salientou o sócio-fundador do Badoca Safari Park que completou 21 anos de existência. O responsável, que se preparava para
abrir a nova temporada, em março, quando surgiu a pandemia de covid-19, reclama “medidas muito urgentes” por parte do Governo para os parques que tenham animais ao seu abrigo.

“Ou há uma medida que terá de ser tomada com muita urgência por parte do Governo de uma linha a fundo perdido para os parques animais ou então estou condenado. Com as medidas que vou ter de tomar, com os investimentos que vou ter de fazer para reabrir e as limitações que vou ter de adotar para os visitantes não vou conseguir” manter o parque aberto, alertou.

No início da pandemia, o empresário do parque de Vila Nova de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém, juntou-se “num grito de alerta” a outros parques nacionais, com dificuldades semelhantes e, através da Associação Ibérica de Zoos e Aquários, enviou uma carta ao Governo
para tentar resolver o problema.

Fiz os alertas, esperei que houvessem apoios, medidas e ajudas, o tempo vai passando e não existe nada e isto é um problema com um fim muito triste”, lamentou o fundador que mesmo sem apoios tem “obrigações com os trabalhadores” e investimentos “em gasóleo, eletricidade e rendas” para
reabrir o espaço.

Segundo o sócio-gerente do parque, que tem uma capacidade para 1.500 pessoas, apesar da abertura no próximo mês de junho, o número de visitantes vai ficar muito aquém dos 120 mil alcançados em anos anteriores.

“Se entre junho e agosto tiver mil pessoas por dia chegarei aos 90 mil visitantes que é um número muito curto para o que estamos habituados a ter que é de 120 mil pessoas e é completamente
impossível ter uma média de mil pessoas todos os dias no parque”, acrescentou.

Para fazer face “aos milhares de euros de prejuízos”, o parque alentejano lançou a campanha “O Badoca Precisa de Si”, nas redes sociais, a apelar à solidariedade dos “amigos” na alimentação dos animais e na remuneração dos trabalhadores.

Criado em 1999, o Badoca Safari Park é um parque natural com uma área de 90 hectares, localizado no litoral alentejano, que assumiu com o objetivo “a conservação e preservação das espécies”, bem como a contribuição para “a sensibilização ambiental”.