Aporvela comemora no Mar o 500º Aniversário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

Entre 2019 e 2022 celebrar-se-á o 500.º aniversário da primeira circumnavegação idealizada pelo português Fernão de Magalhães. A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, associa-se a estas comemorações através de diversas iniciativas que se concretizarão ao longo do período.

A principal ação consistirá na viagem transoceânica da rota idealizada por Fernão de Magalhães a realizar pela Caravela Vera Cruz.

A Vera Cruz, réplica fiel das embarcações utilizadas no período dos Descobrimentos empreenderá uma expedição de conhecimento de cariz científico, cultural e educativo, em que participação, para além dos voluntários da Aporvela, jovens de todo o mundo, bem como artistas e cientistas. A iniciativa, que decorre da participação da APORVELA no consórcio ibérico “Centro Magallanes para el emprendimiento de industrias culturales e creativas”, integra o programa de cooperação INTERREG Portugal- Espanha POCTEP 2014-2020.

Este consórcio compreende, entre outros, a autarquia de Sevilha, a Universidade de Évora, a Direção-Regional de Cultura do Alentejo e a CCDR do Algarve.

Artigo completo disponível na edição em papel de 07 de Fevereiro de 2019, n.º 732