Janela Única Logística vai criar benefícios de 50 ME no primeiro triénio

O Governo estima que a criação da Janela Única Logística (JUL), um novo projeto que representa uma “evolução” da Janela Única Portuária (JUP), vai trazer “benefícios” à economia nacional no valor de 50 milhões de euros. O projeto foi lançado em Sines, no dia 02 de março, numa cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

“Temos aqui um investimento de 5,1 milhões de euros, dos quais 85% financiados a fundo perdido pelo Compete 2020, portanto o Estado paga menos de um milhão de euros (…) e a economia consegue internalizar esse custo e além disso ter um benefício de 50 milhões de euros nos três anos seguintes”, disse a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em declarações aos jornalistas.

A governante falava após a cerimónia de lançamento da JUL, um projeto que pretende fazer evoluir o sistema da JUP, atualmente em funcionamento nos portos nacionais, que passará a abranger todos os meios de transporte e operações logísticas e assegurar a fluidez de informação no transporte de mercadorias.

Artigo completo disponível na edição em papel de o8 de março de 2018, n.º 711