Empresas & Negócios: Cerveja artesanal Gostosa

Três jovens sinienses lançam este mês no mercado a cerveja artesanal em grão

Com características diferentes da bebida mais consumida pelos portugueses, a cerveja artesanal tem vindo a ocupar o seu lugar na indústria nacional e, a pensar nesse nicho de mercado, em finais de 2014, três jovens sinienses decidiram embarcar numa aventura e lançar a cerveja artesanal ‘Gostosa’.

Três jovens sinienses lançam este mês no mercado a cerveja artesanal em grão
Três jovens sinienses lançam este mês no mercado a cerveja artesanal em grão

A apresentação oficial aconteceu no passado mês de abril, durante a Feira da Primavera, em Sines, e a aceitação do público foi
imediata. “É uma cerveja artesanal em grão, com aroma, sabor distinto e características que vale a pena degustar”, explica Márcio Silva, um dos três jovens empreendedores responsáveis pelo projeto.

“Tudo começou quando fui a uma festa da cerveja artesanal em Caminha e, quando voltei a Sines, comentei com o meu irmão que tinha adorado o conceito e ele desafiou-me a avançar com a ideia”, explicou André Lopes que decidiu por mãos à obra.

A ele juntou-se o irmão, Bruno Lopes e o amigo Márcio Silva, que procuraram incessantemente “fazer algo diferente para a região” do Litoral Alentejano.

“Houve um estudo muito grande, inúmeros testes até que decidimos avançar para a fabricação da cerveja”, adiantou Bruno Lopes. A equipa montou uma micro-fábrica no Sines Tecnopolo, entidade a quem submeteram o projeto, onde são produzidas três variedades da Gostosa: loira, preta e ruiva.

Artigo completo na edição em papel de 23 de junho de 2016, n.º 672