Escola desactivada abre portas a projecto sénior

Escola Brescos

Tapetes, panos, mantas, bolsas, carteiras e até bolas de malarismo feitas de tecidos reutilizados e retalhos são alguns dos trabalhos que decoram agora uma das salas da antiga Escola Primária de Brescos, que encerrou portas em Setembro de 2014 ao ensino básico para passar a ser a nova casa do projecto sénior ‘Fazendo e Aprendendo’.

Escola Brescos
O edifício da Escola Básica de Brescos, que encerrou no ano passado ganha nova vida com o projecto “Fazendo e Aprendendo” |Foto: Ângela Nobre|

 

Há nove anos que este projecto coordenado por Fernanda Malafaia junta um grupo de mulheres que aprendem e ensinam a costurar à máquina, a coser, a bordar, a fazer malha e tudo aquilo a que se propuserem fazer e que alguém estiver disponível para ensinar.

Até agora com sede noutro edifício escolar desactivado, na Costa de Santo André, o projecto mudou-se recentemente
para Brescos, onde a maioria dos elementos reside. Uma grande limpeza, pinturas e mudanças deram nova cara ao espaço que continua assim a dar vida à aldeia de Brescos.

Algumas das mulheres que fazem parte deste projecto regressam agora à mesma escola e à mesma sala de aula onde aprenderam a ler e a escrever.

Artigo completo na edição em papel de 05 de Fevereiro de 2015, n.º 640