“Um coro cheio de vontade e disponível para novos desafios”

É com dedicação e empenho que Pedro Ramos, Maestro do Coral Clube Galp Energia há 16 anos, tem acompanhado e conduzido este grupo de Vila Nova de Santo André a chegar cada vez mais longe. Licenciado em Ensino da Música, além da adaptação e harmonização de melodias, também já assinou músicas da sua autoria que ganharam vida pelas vozes deste coral alentejano que canta ritmos de todo o mundo.

Pedro Ramos - Suplemento Coral Galp Energia

O que espera um Maestro de um grupo coral?

Um Maestro de um grupo coral “amador” espera, antes de mais, encontrar as soluções mais adequadas para responder, de forma o mais eficaz possível às necessidades do grupo, sobretudo do ponto de vista artístico.

Os coros amadores são uma realidade distinta e exige-se de um Maestro que encontre sempre soluções que, de uma forma coerente e assertiva, mantenham o grupo com índices de motivação e de ambição para superar os desafios que vão sendo propostos. É igualmente determinante que o Maestro faça um trabalho criterioso na adequação do repertório às capacidades dos cantores e este é sem dúvida um dos maiores desafios, pois como sabemos, estes grupos são, de uma forma geral muito heterogéneos e muitas vezes com médias etárias elevadas. Quando este trabalho é feito com paixão, tudo acontece com naturalidade.

O Coral Clube Galp Energia tem correspondido a essas expectativas?

Como é compreensível, o coral tem atravessado várias fases ao longo da sua existência. O desafio é …

O artigo completo no suplemento especial comemorativo dos 20 anos Coral Clube Galp Energia, com a edição em papel de 16 de Outubro de 2014, n.º 633