Nomeações para o ano pastoral 2014-2015 na Diocese de Beja

Padre António Novais Pereira

Padre António Novais PereiraPelo Padre Novais Pereira, em Beja

A doce e reconfortante alegria de evangelizar exige de todos os que se deixaram tocar por Jesus Cristo um contínuo aprofundamento dessa relação primordial, que nos impele a ser uma Igreja missionária, sempre enviada e em saída para as periferias geográficas e existenciais, onde se desconhece ou está em perigo de desvanecer a ligação com a fonte da vida humana e espiritual: Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Isto exige um contínuo processo de discernimento, purificação e reforma das pessoas e estruturas pastorais, cuja primeira responsabilidade compete ao  bispo nas igrejas particulares (EG 1, 9, 30, etc.). Consciente desta missão, quero, em primeiro lugar, agradecer a todos os meus diretos colaboradores, que, dispersos pela extensa área da diocese, se entregam pela causa do Reino, nem sempre compreendidos pelos companheiros do caminho missionário. Mas, para que o dinamismo missionário não estagne, compete-me estar atento e dar alguns impulsos, sobretudo no início de cada ano pastoral, pedindo a alguns dos meus colaboradores uma certa mobilidade, para tentar responder a alguns desafios locais e diocesanos.

O primeiro é a restruturação da pastoral da cidade de Beja, onde há quatro paróquias, uma confiada aos carmelitas. Atendendo à proximidade, ao envelhecimento do clero e à sua míngua noutras zonas, decidi criar duas unidades pastorais na cidade, sendo uma delas constituída pelas paróquias de Santiago Maior, Santa Maria e S. João Batista, que será confiada a três párocos in solidum, tendo como Moderador o Padre António Novais Pereira, que deixará as paróquias de Ervidel, Santa Vitória e Mombeja, que serão confiadas ao Padre Luís Miguel Taborda Fernandes.

Os outros dois párocos serão indicados em setembro, assim como o projeto pastoral. Os padres residentes na cidade, continuarão a colaborar na pastoral, sobretudo nos serviços diocesanos, atendendo às suas capacidades e idade avançada.

O artigo completo na edição em papel de 08 de Agosto de 2014, n.º 629