Impulso para um novo ano pastoral

Padre António Novais Pereira

Por António Novais Pereira Padre António Novais Pereira

Pelo 32.º dia consecutivo, realizou-se a Assembleia diocesana, no último sábado, dia 27 de Setembro, entre as dez horas e as dezassete horas e trinta minutos, contando este ano, aproximadamente, com trezentos participantes.

Após o acolhimento inicial, teve início a oração da manhã no Salão do Centro Pastoral de Beja (Seminário), por feliz coincidência, em comunhão com S. Vicente de Paulo, cuja memória é celebrada anualmente neste mesmo dia.

A fé e a caridade, bem como os ensinamentos de Vicente de Paulo bem podem inspirar o lançamento de um novo ano pastoral no qual se espera um novo fervor para os trabalhos relacionados com o Sínodo Diocesano e sob o tema geral “chamados a crescer na fé e na prática da caridade organizada”.

Após a oração da manhã e uma breve apresentação por Arciprestados, Secretariados, Serviços e Movimentos, a manhã foi preenchida com a Apresentação do Plano Pastoral, pelo Diretor do Secretariado da Coordenação e Animação Pastoral (SCAP) e uma reflexão sobre os dados registados no último censo da Prática dominical, na Diocese de Beja, realizado na tarde de dezasseis e dia dezassete de Novembro de dois mil e treze, seguida de trabalho de grupos, por Arciprestados.

O artigo completo na edição em papel de 02 de Outubro de 2014, n.º 632