‘Mãos! Cultura e Alma’

Carlos Sena - Exposição

Carlos Sena - Exposição‘Mãos! Cultura e Alma’ é o mote da exposição de escultura de Carlos Sena, patente na Biblioteca Manuel José ”do Tojal”, em Vila Nova de Santo André até ao dia 31 de Julho.

O artista, conhecido por Kamané, reside em Santo André desde 1976, sendo um pioneiro desta cidade. As obras artesanais que cria são em latão, pedra e madeira, as ferramentas são criadas pelo próprio e os pratos maiores demoram cerca de 90 horas a ganharem a forma final.

Trabalha o metal porque “não gosto de coisas fáceis, e quando uso o meu tempo para criar algo gosto de ter um envolvimento mais físico, uma luta, um esforço.”

Quanto à inspiração das peças vai buscá-lo à sua herança judaica. Sempre dedicado à arte continua a trabalhar e tem já em esboço um novo desenho para um prato, e ideias para mais estatuetas de pedra, apesar de enfrentar sérios problemas de saúde.

A exposição inaugurada no dia um de Julho contou com a presença de Norberto Barradas, vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que sublinhou que “as portas da biblioteca de Santo André estão sempre abertas para receber os artistas da cidade, sejam músicos, escritores, pintores, artesão ou escultores.”

O artigo completo na edição em papel de 20 de Julho de 2014, n.º 628