Civismo e Trânsito

Lourdes Silvestre - Opinião

Lourdes Silvestre - OpiniãoPor Lourdes Silvestre, gestora bancária

Mesmo após a revisão do Código da Estrada e o respectivo aumento das coimas continuamos a ver tantos automobilistas a incumprir?! Santo André não é excepção! Antes pelo contrário!

Num crescendo preocupante, é demasiado frequente cruzar-me com automobilistas a falar ao telemóvel, a passarem no semáforo vermelho, a não pararem nas passadeiras, a não pararem no STOP, a não utilizarem (por vezes com aparente dolo) os “piscas”, a entrarem em contra-mão como forma de não terem de reduzir a velocidade, a pisarem traços contínuos, a não ligarem os “médios” quando devem, a estacionarem abusivamente e muitas vezes em 2ª fila, a conduzirem sem seguro, IPO e/ou excesso de álcool.

Muitos destes prevaricam permanente e sistematicamente e por vezes quando são chamados à atenção pelo automobilista “normal”, ainda o “brindam” com insultos e ameaças. Ora, apesar de não ser da competência do cidadão “educar” quem se “porta mal”, substituindo-se às respectivas autoridades, é também nosso dever cívico fazê-lo.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Junho de 2014, n.º 626