O projecto-piloto que promove o turismo industrial em Sines vai arrancar este mês, numa parceria entre o SinesTecnopolo e a Galp Energia, que abre as portas da refinaria instalada no maior complexo industrial do país a visitas regulares organizadas.
Com inauguração prevista para dia 26, a iniciativa “Sines – Turismo Industrial Sustentável” não pretende ser um projecto “de massas”, explica a coordenadora do SinesTecnopolo, Mónica Brito, mas antes propor uma oferta diversificada num destino mais conhecido pelo “sol e mar”.
“Desmistificar preconceitos que possam existir” em relação à actividade industrial na região é um dos objectivos do projecto, que pretende “casar” o turismo e a indústria.
Esta pode ser uma oferta encarada como “alternativa” a dias de praia, para qualquer turista que queira “experimentar” e conhecer a “dimensão industrial” de Sines, como qualquer outra proposta por museus ou espectáculos, além de responder também a uma procura por “especialistas e investigadores” do sector industrial.
O artigo completo na edição em papel de 20 de Setembro de 2014, n.º 631