Sabóia em festa com Festival do Medronho

O medronho vai estar em destaque nos dias 23 e 24 de março, com a aldeia de Sabóia a acolher mais uma edição do Festival do Medronho, uma iniciativa da Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho. Concertos, conferências, degustação de cocktails, produtos regionais, visitas a destilaria e pomar, caminhadas, animação de rua e infantil são alguns dos destaques do evento.

O festival terá início na manhã de dia 23, na Moagem de Sabóia, onde irão decorrer conferências sobre temas relacionados com o produto endógeno: “O futuro das espirituosas e rotulagem”, “O medronheiro: a seleção da planta e o melhoramento”, “Diversidade genética do medronheiro em Portugal”, terminando este ciclo com “A importância do medronho para a economia local, a sustentabilidade ambiental e o turismo”. Ao final da tarde, pelas 17.30 horas, terá lugar a apresentação do livro “Cultura do Medronho”.

A festa acontece no pavilhão da Junta de Freguesia de Sabóia e tem início pelas 13.00 horas de sábado, com um almoço convívio e oferta de porco no espeto à população. No decorrer da tarde, haverá música com Fil Costa e Rafael Alves. A noite termina com baile, a partir das 22.00 horas.

No domingo, Santa Clara-a-Velha é palco para uma caminhada até à barragem, com a associação Rota Vicentina, seguindo-se uma visita a um pomar de medronheiros e a uma destilaria. A manhã termina com a conferência “Projeto de Valorização das Destilarias de Medronho”. No pavilhão, pelas 13.00 horas, será dinamizado um showcooking com utilização de medronho, pela chef Francisca Dias, vencedora da 1ª edição do Hell’s Kitchen Portugal, seguido por uma demonstração com alambique tradicional. No segundo dia da iniciativa, a música tradicional alentejana e brasileira vai estar em destaque, com concertos de Em Canto e Araçá da Gema, terminando com um baile a partir das 20.00 horas.

O Festival do Medronho de Sabóia é promovido pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, e conta com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de Sabóia.