XXIV Festival de Música Al-Mutamid – YINNAN AL ANDALUS

O palco do Auditório Municipal António Chainho recebeu, com sala praticamente lotada, na noite de 17 de fevereiro, o XXIV Festival de Música Al-Mutamid – YINNAN AL ANDALUS – Música e dança árabe-andalusí e oriental, YINNAN AL ANDALUS, significa em árabe Jardins de Al Andalus.

Quando Ziryab, o famoso músico, chegou ao Califato de Córdova, trouxe consigo toda a sofisticação do Califato Abássida de Bagdade. Esse refinamento manifestou-se a todos os níveis: gastronomia, vestuário, poesia e música. Era uma sociedade urbana, e como tal, os jardins tinham uma grande importância como lugares de descanso, de desfrute e de inspiração artística. Foi com base nestes jardins que o grupo YINNAN se inspirou para criar um projeto de música árabe requintado com um repertório cuidadosamente selecionado.

O grupo YINNAN AL ANDALUS (Marrocos) interpreta

magistralmente essa música complexa e delicada que ecoava nos palácios e medinas de Al-Andalus e Médio Oriente. Um espetáculo  durante o qual foi explicado ao público a história de cada música e o seu país de origem. O público foi bastante participativo e correspondeu com entusiasmo à música e ao ambiente criado.

YINNAN AL ANDALUS conta também com a colaboração da bailarina  portuguesa de dança oriental, Mónica Pereira, contribuindo para um espetáculo de enorme beleza visual.

A vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém esteve presente nesta noite das “mil e uma noites” e deu os parabéns aos músicos e à organização do Festival.

Também presente neste espetáculo esteve a Presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente.