Governo está a fazer estudos para avaliar construção da dessanilizadora no Litoral Alentejano

Helga Nobre

O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, disse que o Governo tenciona avançar, no futuro, com um pacto regional sobre a água para o Alentejo, dando como exemplo o Pacto para o Algarve, e reforçou que já estão a ser feitos estudos para avaliar a construção de uma dessalinizadora na região de Sines.

“O Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo já foi aprovado em Conselho de Ministros para criar um pacto para a água da mesma forma que estamos a trabalhar no Algarve que conjuga todos os setores, desde a indústria, ao consumo urbano, à agricultura e ao turismo, num compromisso nos consumos de água e nos volumes desses consumos de água”, afirmou.

Por isso, para o governante, torna-se evidente “trazer mais resiliência a este território ao nível do uso da água e, para isso, investiremos numa infraestrutura de águas para a reutilização para a indústria, tornando essa água circular e não desperdiçando essa água”.

De acordo com o Secretário de Estado do Ambiente, que falava aos jornalistas à margem da inauguração do Observatório de Aves da Estação Elevatória de Santo André, também o Grupo Águas de Portugal, através da empresa Águas de Santo André (AdSA), “investirão numa dessalinizadora para abastecer sobretudo a indústria e dar mais resiliência ao consumo”.

“Estão a ser feitos vários estudos técnicos do volume que é necessário captar, se essa dessalinizadora abastecerá só esta região ou se poderá abastecer outra região para dar resposta às necessidades da indústria, trazer segurança às populações e perceber se é ou não viável abastecer outra região, como a de Odemira”, avançou.

Questionado sobre a polémica em torno do abate de sobreiros para a construção de um Parque Eólico, no Concelho de Sines, o Secretário de Estado do Ambiente recusou-se a responder sobre essa matéria.

Na cerimónia foi também assinado um protocolo tripartido entre a AdSA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Associação ambientalista Quercus para a colaboração na inclusão deste novo espaço interpretativo da Estação Elevatória de Santo André nos percursos já existentes à volta da Lagoa de Santo André, tornando-o mais um ponto de valorização do território e do património natural, paisagístico e cultural.

Leme 841 / Site