Santiago do Cacém: “Igualdade nas tuas mãos” assinala Dia Municipal para a Igualdade

O Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, foi assinalado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com a continuidade da campanha ‘‘IGUALDADE NAS TUAS MÃOS’’, que tem como objetivo dar visibilidade a questões como os Direitos das Mulheres, a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Combate à Pobreza, o Acolhimento de Migrantes, a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, a Igualdade de Oportunidades, entre outras.

A Vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, marcou presença nas iniciativas promovidas em parceria com o (des)Igualdades – Serviço de Apoio à Vítima, da Intervir.Com, Associação.

Sónia Gonçalves sublinhou que assinalar este dia é “simbólico, porque devemos trabalhar, todos os dias, no sentido de caminhar para uma verdadeira igualdade. No entanto, reveste-se de grande importância lembrar a data, principalmente para aqueles que necessitam de sentir uma maior inclusão na sociedade.”

As ações desenvolvidas no sentido de uma maior igualdade entre os cidadãos “podem passar por criar ruas mais acessíveis à circulação de todos, até às ações de sensibilização que questionem práticas e os pensamentos preestabelecidos das pessoas,” destacou a Autarca.

Sónia Gonçalves afirmou que, quanto às questões da igualdade na sociedade, “há ainda um caminho a percorrer, porque basta abrir um jornal para se perceber que existem problemas relacionados com a xenofobia, o racismo, a desigualdade de género ou a violência doméstica.”

O Dia Municipal para a Igualdade foi marcado por várias iniciativas que tiveram início com o Hastear da Bandeira da Igualdade no edifício da Câmara Municipal, seguindo-se uma ação de sensibilização que decorreu junto dos funcionários da Autarquia e pelas de rua das cidades de Santiago do Cacém e de Vila Nova de Santo André. Realizou-se, no Auditório Municipal António Chainho, no dia 25 de outubro, uma ação dirigida aos alunos do ensino profissionalizante, nível 4, do Agrupamento de Escolas de Santo André. A iniciativa contou com a visualização do filme “A Barbie”, seguida de discussão sobre o tema da Igualdade de Género inerente ao filme.

No dia 31 de outubro, realizaram-se ações de rua no Cercal do Alentejo, com sessões para a Igualdade com as turmas do 9.º ano de escolaridade, e uma campanha pelas ruas de Cercal do Alentejo.

A igualdade entre mulheres e homens é considerada uma questão de Direitos Humanos e uma condição de justiça social, necessária para que as sociedades se tornem mais modernas e mais equitativas

Leme 841 / Leme Site