Jornada Mundial da Juventude faz balanço da Cerimónia de Acolhimento

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 fez um balanço da Cerimónia de Acolhimento aos jovens de todo o mundo pelo Papa Francisco, que decorreu na Colina do Encontro, localizada no Parque Eduardo XII.

A Cerimónia de Acolhimento contou com a participação de 25 jovens no Altar-Palco e mais de 180 peregrinos com bandeiras representativas de vários países que marcam presença na JMJ Lisboa 2023.

A cerimónia foi animada por 310 elementos do coro e músicos da orquestra JMJ Lisboa 2023, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro, e por 44 jovens do Ensemble23, de 22 nacionalidades.

Contou também com a participação de vários artistas portugueses, como: Mimi Froes, Héber Marques (membro fundador dos HMB), Mariza, Buba Espinho e Tiago Bettencourt, bem como de 30 membros do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, acompanhados por 50 bombos provenientes do Fundão.

Este encontro foi ainda marcado pela inauguração dos tapetes coloridos de flores, sal e cascas de pinheiro pintadas para acolher o Papa, que foram feitos na noite anterior por 137 pessoas. Os tapetes foram feitos por material biodegradável, inspirada em Maria, de braços abertos, que acolhe a juventude e o Papa.