Câmara de Santiago do Cacém apresentou a ‘Santiagro 2023’

No passado dia 10, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, apresentou à imprensa a ‘Santiagro 2023’, XXXV Feira Agropecuária e do Cavalo.

A cerimónia de apresentação, decorreu no Restaurante ‘Puro Azeite’, sito no Outeiro do Lobo e contou com a presença da Vereação Camarária, Presidente da Assembleia Municipal, Rui Gomes, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul, principal parceiro na organização do certame, Pedro Beato, em representação da Direção Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o representante da Autoridade Policial do Concelhia e vários Presidentes das Juntas de Freguesia.

Durante a cerimónia, Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal, usou da palavra para agradecer as presenças, e realçou a escolha do local escolhido para apresentação do certame, um novo investimento na área da restauração, inserido num meio eminentemente rural, e que se coaduna com a natureza e  alcance deste certame agora apresentado, para a vida económica do Concelho: “Uma feira muito importante, se não o maior evento da Região, decorrerá entre os dias um e quatro de junho próximos e que tem, desde a primeira hora, contado com o apoio incondicional da Caixa de Crédito Agrícola. Sendo uma feira nascida e baseada na atividade agrícola do nosso Concelho, cedo divergiu na abrangência de setores tão diferenciados, como o Turismo e a Exploração Pecuária”.

Continuando na apresentação, Álvaro Beijinha referiu: “A Câmara, sem recorrer a loucuras despesistas, tem reforçado continuamente o investimento feito na sua organização, adaptando-a ao evoluir dos tempos e às necessidades sentidas, o que se reflete numa duplicação do número de visitantes e a totalidade de espaços ocupados, cerca de duzentos, igualmente esgotada para o certame deste ano”.

Caracterizando as linhas temáticas desta Feira, citou o Edil: “A Agricultura, a Pecuária e o Cavalo, são os pilares organizativos onde assenta toda a atividade a desenvolver nos quatro dias de exposição, originando um programa de atividades tão díspares, como workshops sobre diferentes temáticas, permacultura, batismos equestres, colóquios sobre agricultura, ordenha de animais, showcookings, garraiadas, passeios de carroça e de ‘tuk-tuk’ e provas de vinhos e bebidas espirituosas”.

Quanto aos espetáculos a serem realizados: “Visam o chamamento, ao certame, de uma camada etária mais jovem, que sempre serão acompanhados pelos mais velhos, e darão a este espaço a característica de utilização familiar”.

Na sessão de perguntas e respostas por parte dos Órgãos de Comunicação Social, que se seguiu à apresentação propriamente dita, o Presidente da Câmara Municipal referiu: “Tivemos este ano um aumento de investimento na ordem dos 2,5%, o que totaliza a verba de duzentos e sessenta e sete mil euros, investidos na organização”.

Respondendo à pergunta sobre o número de visitantes esperados e se as receitas geradas serão destinadas às Corporações dos Bombeiros do Concelho, o Edil referiu: “A receita esperada deverá rondar os sessenta mil euros, e a nossa espectativa será a de ultrapassarmos os números de visitantes de anteriores edições. Quanto à proposta de alienarmos as receitas a favor dos Bombeiros, pessoalmente, sustento que o financiamento dessas Associações não poderá ser feito com recurso a Feiras, Quermesses e outras atividades do género, cabendo ao Poder Central o financiamento dessas estruturas”.

Quanto à pergunta sobre a declaração do Estado de Calamidade de Seca, de que foi alvo a nossa Região, o Autarca afirmou: “Essa temática será abordada nos vários colóquios que vamos levar a efeito. A situação é dramática e em reuniões com as Associações de regantes aqui presentes, estimamos em quase três mil hectares que não vão ser utilizados para produzir, o que terá um impacto negativo na casa dos dez milhões de euros”.

A terminar a sua apresentação, Álvaro Beijinha referiu que no dia da inauguração do certame, na quinta-feira, a ‘Black Pig’ promoverá no picadeiro a apresentação do espetáculo de fogo que geralmente leva a efeito nas suas instalações e no sábado, a Discoteca Alexander’s promoverá um espetáculo com os seus ‘Dj’s’, no mesmo local. “Por tudo o que referi, esperamos um grande evento que a todos nos orgulhará e que reverterá, primordialmente, em prol do Concelho de Santiago do Cacém e da Região em que está inserido”, concluiu.

Estava apresentada a ‘Santiagro 2023’, que decorrerá entre os dias 1 e 4 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém.

 

José Manuel Claro.