Investimento de 1,2 ME em obras no Posto da GNR de Santo André

O Contrato Interadministrativo para a construção do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santo André foi assinado, no dia 29 de março, entre o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), Marcelo Mendonça de Carvalho, e o Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Setúbal, Tenente-Coronel Marco Gonçalves.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, procedeu à homologação do Contrato, na cerimónia que teve lugar na Sala de Sessões do Edifício-Sede do Município. O Posto Territorial da GNR de Santo André tem previsto um investimento de 1,2 milhões euros e serão reabilitadas e adaptadas as antigas instalações da Guarda Fiscal, no Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André.

Álvaro Beijinha manifestou a sua “satisfação”, porque com este compromisso “irá, finalmente, resolver-se um problema há muito conhecido que se prende com as precárias condições que o atual posto da GNR de Santo André oferece aos Guardas que ali trabalham.”

Através deste contrato é garantido o total financiamento para a obra, cujo projeto é da responsabilidade do Ministério da Administração Interna. “A cooperação da Câmara Municipal a este nível facilitará e acelerará aquilo que é o mais importante, a construção de um novo posto da GNR em Santo André”, referiu o autarca. O próximo passo será o lançamento do concurso público, a adjudicação da empreitada e posterior execução da obra da responsabilidade da Autarquia.

Durante a cerimónia, o Presidente apelou à intervenção do Ministro da Administração Interna para que houvesse “um reforço de militares” e de “mais meios”, designadamente de viaturas.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, salientou que a obra do Posto Territorial da GNR de Santo André “foi definida como  importante pelas forças de segurança, por isso estava nas nossas prioridades.” A cooperação do Município com o Ministério “vem dar outra celeridade ao processo de investimento”, afirmou o Governante, acrescentando que “a Câmara Municipal por intermédio deste contrato tem garantia de financiamento e pode proceder ao lançamento do concurso” para que a obra “esteja concluída dentro de dois anos.”

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém aproveitou a ocasião e alertou para o “urgente reforço de investimento público”, perante os investimentos previstos para Complexo Industrial, Logístico e Portuário de Sines. “Se este é um aspeto positivo e importante para o desenvolvimento económico da nossa região, também cria ou agudiza velhos problemas, desde logo na segurança, na habitação, no acesso aos cuidados de saúde, no acesso à escola pública, nas acessibilidades e mobilidade, bem como no acesso a muitos outros serviços públicos”.

David Gorgulho, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, presente na cerimónia, congratula-se com a assinatura do contrato e na sua opinião “é importante que a requalificação do quartel da GNR, seja acompanhada pelo reforço de militares para a Freguesia”.

A cerimónia contou também com as presenças da Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, dos Vereadores da Câmara Municipal Mónica Pires de Aguiar, Artur Ceia, Susana Pádua e Luís Santos, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, António Ceia da Silva, da Deputada da Assembleia da República, Clarisse Campos, e convidados em representação de várias entidades.

I