3,5 milhões de euros de investimento na nova ETAR de Ermidas-Sado

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, Carlos Parreira, visitou, no dia 27 de março, a fase inicial das obras de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, sob a responsabilidade da Águas Públicas do Alentejo (AgdA). As obras representam um investimento de 3,5 milhões de euros a executar até final de 2023.

A intervenção articula-se com o projeto “Intervenções para reabilitação e proteção da captação de Ermidas-Sado e intervenções integradas multissetoriais em albufeiras com origens de água para abastecimento público”. Prevê, igualmente, a alteração do local de descarga do atual emissário desta ETAR para uma zona menos sensível.

Para Álvaro Beijinha esta é uma “obra de extrema importância”, um investimento “significativo” na área do saneamento no Município. Acrescentando que era “há muito aguardada, porque a atual ETAR já não reúne as condições hoje exigidas.”

A nova ETAR de Ermidas-Sado é uma obra que está inserida na parceria estabelecida entre o Município de Santiago do Cacém e a empresa AgdA, na qual estão integrados outros municípios do Alentejo. A par desta obra, foi realizado um conjunto de investimentos como as ETAR de Cercal do Alentejo e de Alvalade, ou do emissário que liga a Barragem de Alqueva às freguesias de Abela, Alvalade e Ermidas-Sado ao nível do abastecimento de água, investimentos que se estenderam, também, a Santiago do Cacém e a São Domingos. O crescimento populacional e o parque empresarial de Ermidas-Sado necessitavam desta resposta, segundo a AgdA “esta ETAR foi projetada para no futuro continuar a assegurar as necessidades da população e empresários”.

A construção desta ETAR tem financiamento assegurado através do Programa COMPETE, ao abrigo da iniciativa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa) no valor de 2 milhões de euros.