Repsol recebe Declaração de Impacte Ambiental sobre a expansão do Complexo Industrial de Sines

A Repsol recebeu da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) com sentido favorável em relação ao projeto de expansão do Complexo Industrial de Sines.

“A emissão da DIA é um dos marcos mais esperados, a qual nos permite avançar para uma nova etapa do projeto de expansão. Estamos a dar mais um passo rumo à descarbonização da Repsol e consequentemente da economia portuguesa. Além disso, este projeto possibilitará aumentar as exportações e diminuir as importações da Repsol, permitindo o fornecimento de proximidade de polímeros de alto valor acrescentado a um amplo leque de clusters nacionais exportadores, desde os componentes automóveis aos dispositivos médicos, passando pelos produtos alimentares”, afirma Juan Lorenzo Boix Arenas, Diretor do Projeto ALBA.

O projeto de expansão do complexo petroquímico da Repsol, em Sines, considerado de potencial interesse nacional (PIN), corresponde ao maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos 10 anos, com um valor superior a 657 milhões de euros, vai empregar, na sua fase de construção, uma média de 550 postos de trabalho, atingindo um pico de mais de 1.000 trabalhadores. Uma vez operacional, o aumento líquido de pessoal será de, aproximadamente, 75 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.

“A colaboração das autoridades nacionais e locais tem sido fundamental neste processo de licenciamento e estamos agora mais próximos do arranque das obras”, acrescenta, ainda, o Diretor do Projeto.

O Projeto está previsto arrancar proximamente, prevendo-se que termine em 2025, com o início das suas operações, durante esse ano.

 

Sobre a Repsol

Repsol é uma multienergética internacional, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, sendo a primeira empresa do setor a assumir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a Repsol emprega 24.000 pessoas e distribui os seus produtos em cerca de 100 países para satisfazer as necessidades energéticas dos seus 24 milhões de clientes. Líder ibérica, em Portugal, a sua vocação multienergética é extensível às várias áreas em que está presente, através da produção e comercialização de produtos energéticos indispensáveis para o bem-estar da sociedade. Os investimentos em produtos de baixo teor carbónico fazem da companhia um dos maiores investidores e empregadores nacionais.