Sessenta jovens da Missão País em Santo André “acabamos por sair nós missionados e muitos transformados”

Fátima Moita

A Missão País é um projecto católico de universitários para universitários que tem como principal objetivo inspirar gerações a viver a Fé em serviço. No passado dia 12 de fevereiro, Vila Nova de Santo André recebeu os jovens participantes, estudantes do Instituto Superior Técnico que integram este projecto, acompanhados por um Sacerdote.

Constança Pinto, uma das chefes desta Missão refere que “durante uma semana, são enviados grupos de 60 voluntários que partem para uma localidade de Portugal. A selecção dos jovens é feita através do Site da Missão País e são colocados conforme a rapidez do jovem que se inscreve, independentemente da religião”.

A Missão País é um projecto católico aberto a todos os jovens universitários.

As missões de cada faculdade são lideradas por uma equipa de chefes, responsáveis pelo projeto na sua faculdade. “Esta semana, é começada a preparar no início do ano letivo, em setembro, quando os chefes gerais são convidados e começam a reunir aquela que será a equipa de preparação”

A equipa é composta por 8 chefes: 2 gerais, 2 de serviço (responsáveis pela logística), 2 de oração e 2 de teatro cada um com as suas tarefas bem cientes e devidamente preparadas. “Tentamos preparar e prever o máximo antes de começar a missão de modo a que durante esta semana nós possamos ficar também no essencial”, refere Zé Graça.

Os jovens missionários ficam três anos em cada local. O ano passado estiveram em Santo André em que procuraram acolher e ser acolhidos. Este é o segundo ano que aqui estão,  “muitos de nós já tínhamos estado cá no ano passado e é uma transformação visível a maneira como somos acolhidos. No ano passado, saímos a achar que já tínhamos sido muito ajudados e, este ano, nota-se um carinho e preocupação ainda mais reforçados de toda a gente”, dizem Constança e Zé.

Quanto a actividades da Missão explicam “ durante o dia dividimo-nos em comunidades para acompanhar a escola, fazer companhia a quem esteja em casa, animar os idosos no Centro de Dia, arranjar muros, actividades com as crianças na Cresce e Jardim de Infância “O Ninho” e preparar um espectáculo de teatro para a comunidade”.

Estes jovens ficam por Santo André durante uma semana (de 12 a 19 de fevereiro).

Os jovens missionários são apoiados pela Paróquia Santa Maria, Cáritas Paroquial de Santa Maria, Jornal “O Leme”, Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Junta de Freguesia de Santo André e no Teatro pelo Professor Mário Primo, Grupo Motard de Santo André,  “temos sempre contado com o apoio do Padre Abílio e da Professora Manuela. A Junta também se mostrou muito disponível para nos ajudar” diz Constança Pinto.

Leme 825/FEv 2023