Jornada do Movimento Associativo de Santiago de Cacém atribui galardões a dirigentes do Concelho

Decorreu no dia, 28 de janeiro, no Auditório Municipal António Chainho a Jornada do Movimento Associativo de Santiago de Cacém. Um encontro organizado pela Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e a Câmara Municipal de Santiago de Cacém que teve por objetivo debater durante questões que marcam o dia a dia de coletividades e associações, assim como, assinalar o 20.º aniversário da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.

Os painéis abordaram assuntos como “O Movimento Associativo no concelho de Santiago de Cacém”, apresentado por Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago de Cacém, João Bernardino, Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Diamantino Estanislau, Presidente da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, e Rui Gomes da Caixa de Crédito Agrícola Costa Azul. O segundo painel abordou a “Capacitação de dirigentes associativos”, apresentado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

No período da tarde, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém esteve representada, pela Vereadora da Cultura, Sónia Gonçalves que assistiu à apresentação do livro “Associações, Democracia e Utopias Reais: O Caso das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”, de Sérgio Pratas, com a participação do autor.

A presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente também marcou presença no encontro.

Durante a sessão solene comemorativa do aniversário da Federação foram atribuídos galardões ao movimento e dirigentes associativos. Ao movimento associativo do Concelho de Santiago do Cacém, a escolha da Federação recaiu sobre Maria Da Conceição Pinela – Instrução e Arte; Carlos Pereira Dias – Valor e Exemplo; João Filipe Teixeira Ludovico – Valor e Exemplo e Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística – Mérito Associativo.

As jornadas encerraram com a atuação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística.

Durante a comemoração foi também prestada homenagem ao escritor santiaguense Manuel da Fonseca. José Raposo, natural de Santiago do Cacém e dirigente da Casa da Poesia de Setúbal foi um dos três declamadores de poesia de Manuel da Fonseca.