5 de Dezembro – Dia Internacional do Voluntariado

O dia internacional do voluntariado comemora-se anualmente a 5 de Dezembro, desde a sua instituição pelas Nações Unidas, em 1985, valorizando o voluntariado em todo o mundo.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Santiago do Cacém, através do  grupo de voluntários, assinala esta data, chamando a atenção da comunidade para a sua importância. Este ano, esta sensibilização foi levada a cabo através da distribuição à comunidade de frases impressas, alusivas à temática em questão.

Desde o seu início, em 2012, que as atividades desenvolvidas têm sido ajustadas à realidade social do momento. Assim, durante a pandemia de covid 19, foi inestimável a colaboração do voluntariado, integrado na organização e apoio aos cidadãos durante todo o processo de vacinação.

Durante o ano presente, as atividades de intervenção comunitárias foram sendo retomadas progressivamente. Essas atividades foram desenvolvidas, em colaboração com várias entidades, no sentido de sensibilizar a população para temas prioritários no âmbito da promoção da saúde e contribuir para a melhoria da literacia em saúde da população. Entre as várias intervenções desenvolvidas há a salientar, as que ocorreram no âmbito do Mega Piquenique e o Festival das Cores no Parque Central,  Prevenção do Cancro da Mama no Reserva Alecrim, e da Prevenção do Cancro da Próstata na Junta de Freguesia de Santo André.

A iniciativa “Musica e Poesia no Hospital”, iniciada de forma voluntária por Júlia Romero em 2018, retomou a sua regularidade durante o ano de 2022, na Sala de Quimioterapia, do Hospital de Dia Oncológico. A continuidade deste projeto será assegurada a partir de janeiro de 2023 pela voluntária Zélia Bordalo, com a participação voluntária de poetas e músicos da região, proporcionando momentos de descontração e bem-estar a utentes e profissionais.

Graças à disponibilidade da musicoterapeuta Elisa Galvão, foi possível estabelecer uma parceria com o Serviço de Cuidados Paliativos do HLA, proporcionado, em regime de voluntariado, uma vez por semana. Estas sessões permitem revelar emoções, aliviando o sofrimento emocional e promovendo a dignidade humana, em situação de extrema fragilidade.

Com a retoma da atividade assistencial, pretende-se também retomar todas as atividades regulares do voluntariado, nomeadamente, o acompanhamento de idosos em situação de isolamento social no seu domicílio, promovendo o relacionamento interpessoal, comunicação e partilha, da maior importância na manutenção da dignidade humana.

Não há maior recompensa de que um sorriso, um abraço, um muito obrigado ou um olhar de carinho, saber que se fez a diferença na vida de outro, mesmo que por breves instantes. Se é este o seu sentir, e gostaria de partilhar o seu tempo com outras pessoas, partilhando os seus conhecimentos, contribuindo para o seu bem-estar, contacte presencialmente a UCC de Santiago do Cacém, localizada no Polo de Saúde de Vila Nova de Santo André. Um Bem-haja a todos os voluntários, e um muito obrigada.

 

Unidade de Cuidados na Comunidade de Santiago do Cacém