08, 09 e 10 de Dezembro: Litoral EmCena encerra edição de 2022 com estreia absoluta, pelo GATO SA

O Litoral EmCena 2022 encerra com a estreia absoluta de ‘Une Histoire Vraie’, pela companhia ‘da casa’, GATO SA, que apresenta o espetáculo de teatro físico criado e dirigido pelo encenador francês Lionel Ménard, discípulo de Marcel Marceau.

Em ‘Une Histoire Vraie’ – ‘Uma História Verdadeira’ em Português -, uma família de refugiados é ajudada por um casal de fazendeiros que acaba por a reter durante mais tempo do que o necessário.

Todas as personagens estão perante um dilema e em luta com os seus estados de alma, revelando um lado de humanidade e outro de cobardia, que convida a reflexão sobre a vida real fora do palco, onde as histórias trágicas verdadeiras de refugiados e infortúnios alheios passam nos noticiários e ganham empatia ‘temporária’, que dura apenas alguns dias.

‘Une Histoire Vraie’, com apoio dramatúrgico de Mário Primo, é uma produção da Associação AJAGATO, entidade que promove o Litoral EmCena, contando em palco com os atores Helena Rosa, Mafalda Marafusta, Marina Leonardo, Raul Oliveira, Rogério Bruno e Tomás Porto.

O espetáculo de teatro físico foi criado na sequência de uma masterclass para atores profissionais dirigida por Lionel Ménard em junho deste ano no âmbito do Litoral EmCena, após outras cinco produções do encenador terem já passado pela Costa Alentejana em iniciativas promovidas pela Associação AJAGATO.

É o caso de três produções da companhia polaca Warsaw Mime Center, uma da companhia checa Lenka Vagnerová e outra da alemã Alexander & Neander, que ganhou o prémio de público do Litoral EmCena em 2021.

Em 34 anos de atividade, o GATO SA explorou diferentes técnicas e linguagens expressivas, tendo sido dominante a importância dada à comunicação não verbal, aprofundada de forma mais técnica em 2015, com a produção ‘Vai Vem’, dirigida pelo colombiano Juan Carlos Agudelo, que abriu portas à internacionalização da companhia de Vila Nova de Santo André.

‘Une Histoire Vraie’ vai ser apresentado a 08, 09 e 10 de Dezembro, no Auditório do Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro (CAPAG), em Vila Nova de Santo André, sempre às 21:30.

Os bilhetes, que podem ser adquiridos na semana da apresentação do espetáculo, custam 5 euros para o público geral e 3 euros para menores de 21, maiores de 65 e sócios AJAGATO.

M/12 | Duração: 70 minutos | RESERVAS: 269 751 296 ou 928 118 361

Sinopse

Pauline regressa à casa de infância movida por uma dúvida inquietante que a acompanha há muito. Revisita os espaços que guarda na memória e reencontra sinais perturbadoramente reveladores sobre as suas origens.

Nos últimos anos pesquisou muito, procurou indícios e as memórias de infância fundem-se agora com as constatações factuais, os relatos e os presságios.

Pauline reconstitui pouco a pouco a história da sua vida e vê confirmados os seus maiores medos, mas também descobre que, por detrás da imagem arrepiante do casal Tenardier, que a criou como filha, se esconde uma manifestação de amor comovente.

No final terá de tomar uma decisão corajosa. Será ela capaz de vingar a memória de seus pais e fazer a justiça que reclamam?