Bandeira Eco-Escolas foi hasteada na Escola Básica Pedro Nunes

A Escola Básica Pedro Nunes acolheu na manhã de 23 de novembro a cerimónia de hastear da bandeira Eco-Escolas, que assinala a distinção recebida pelo estabelecimento de ensino com o Galardão com o mesmo nome.

Enquanto a bandeira subia, um grupo de alunos da escola entoou o hino Eco-Escolas sendo que, após o içar do pano, a escola procedeu à oferta simbólica de cantis reutilizáveis às turmas presentes, a assistentes operacionais e docentes. Refira-se que estes cantis foram adquiridos pela própria escola através de uma angariação de fundos realizada internamente, sem interferência do Min. Educação, e que o cartão das caixas dos cantis será reutilizado na época natalícia, para a confeção de árvores de Natal. No final, um pequeno grupo de alunos procedeu à plantação de uma árvore; todas as turmas da EB Pedro Nunes plantam uma quando entram para o 1º ano, havendo já cerca de 20 árvores plantadas em todo o perímetro da escola. A União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana e a Câmara Municipal de Alcácer, entidades parceiras da escola neste projeto, fizeram-se representar na cerimónia pelo presidente Arlindo Passos e pela secretária da vereação Liliana Jacinto, respetivamente. Estiveram ambos acompanhados, no decorrer da solenidade, pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Alcácer, Nelson Latas.

A bandeira verde, recorde-se, atesta as boas práticas dos estabelecimentos de ensino no que concerne ao desempenho ambiental e respeito pela Natureza e a sua conservação. O ano letivo de 2021/2022 foi a primeira vez que a EB Pedro Nunes participou neste programa, vindo a distinção asseverar que esta é uma Escola Amiga do Ambiente e do meio que a rodeia. O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, que é desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). O seu principal objetivo é encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.