CLASSC reúne e apresenta resultados

O Conselho Local de Ação Social de Santiago do Cacém (CLASSC) reuniu, dia 2 de novembro, no Auditório Municipal António Chainho.

A ordem de trabalhos foi composta pela aprovação do parecer do Núcleo Executivo da CLASSC à candidatura apresentada pela Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém para um novo equipamento residencial de seniores, a apresentação da atividade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santiago do Cacém (CPCJSC), e os resultados referentes ao 2.º ano de execução do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social- 4.ª Geração (CLDS-4G) – Santiago do Cacém Ativo – Seniores 65+ – Município Com Vida.  A reunião foi dirigida pela Presidente do CLASSC, a Vereadora Sónia Gonçalves, tendo, também, estado presentes o representante do Centro Distrital da Segurança Social, Rui Coelho, e a responsável do Serviço de Intervenção Social e Saúde da autarquia, Filomena Marquês.

A Presidente do CLASSC sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela CPCJ de Santiago do Cacém reconhecendo o “enorme esforço na proteção das crianças e jovens do nosso Concelho”, e do Projeto CLDS-4G para os seniores, “que com as suas atividades combate a solidão “deste grupo etário da população do Concelho.

Sónia Gonçalves salientou que estes “são dois grupos da população que, embora diferentes, são iguais a nível de riscos e para os apoiarmos temos de trabalhar em colaboração.” Deu nota, também, das preocupações que as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Santiago do Cacém reportam ao CLASSC relativamente ao financiamento da Segurança Social, que consideram “insuficiente”, tendo em conta os custos com os utentes e a pressão provocada pela atual inflação.

Ana Calado, Coordenadora Geral da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, informou que a candidatura apresentada pela instituição “visa a edificação de uma nova e inovadora resposta social (Habitação Colaborativa) de caráter residencial que assenta num modelo de habitação colaborativo e comunitário, que será organizado em sete habitações do Tipo T1 e uma T2 e espaços de apoio para o convívio, lazer e atividades colaborativas exteriores e interiores, com uma capacidade para 18 residentes.

A Presidente da CPCJ de Santiago do Cacém, Ana Sobral, fez uma apresentação sobre a entidade, e apresentou o número de casos do ano de dois mil e vinte e dois: 288 processos trabalhados e atualmente 150 processos ativos.

Da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL), Cláudia Silva apresentou os resultados do 2.º ano de execução do projeto CLDS-4G de Santiago do Cacém, que se referem ao período de 1 de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022, que apresentam uma execução global de 171%, abrangendo um total de 1316 pessoas idosas elegíveis.

Por parte da Segurança Social, Rui Coelho informou sobre o pacto social para a cooperação de solidariedade social, a transferência de competências ao nível da Ação Social e Rendimento Social de Inserção para as Autarquias e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas.

Ao nível do Serviço de Intervenção Social, a Presidente do CLASS, destacou a iniciativa que assinalou, dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade e a colaboração com a Fundação Delta nos kits de higiene para oferta a idosos. No que diz respeito à habitação – Programa 1.º direito, o protocolo já foi assinado com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana). Neste mês de novembro está prevista a assinatura de um protocolo com a Comissão para a Igualdade de Género, e um espetáculo de Revista, para os seniores com 65 ou mais anos, “Olha que duas”. Em dezembro, realiza-se o mês solidário no Auditório Municipal António Chainho e um espetáculo de circo mágico.

Estiveram presentes nesta reunião o Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, ULSLA – Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Casa do Povo de São Domingos, Casa do Povo de Alvalade, Casa do Povo de Abela, CPCJ Santiago do Cacém, Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, NucliSol – Jean Piaget, Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, Junta de Freguesia de Santo André, ADRAL, ESPIGA, Banco Alimentar de Setúbal.