Start Campus apoia projetos comunitários em Sines e Santiago do Cacém no valor de 100 mil euros

A empresa Start Campus, responsável pela construção do megacentro de dados SINES, lançou uma plataforma para apoiar projetos comunitários em Sines e Santiago do Cacém, com um financiamento de 100 mil euros.

A Plataforma Comunitária GAMMA, que foi apresentada dia 11 de outubro, durante a Feira do Mar, evento promovido pelo Sines Tecnopolo, visa “capacitar os membros da comunidade a serem líderes no desenvolvimento regional, apoiando iniciativas locais”, explicou Fabíola Bordino, Diretora da Start Campus.

A iniciativa “dirige-se a qualquer pessoa ou organização, desde que o projeto seja para as localidades de Sines e de Santiago do Cacém”, esclareceu.

A plataforma, cujo nome é inspirado no navegador Vasco da Gama, figura histórica e natural de Sines, tem um caráter anual e destina-se a ideias ou projetos nas áreas do desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo.

A intenção é financiar, até 90%, “iniciativas que ampliem ou melhorem a oportunidade de acesso à qualidade educacional, que protejam ou conservem o meio ambiente natural ou que difundam a consciência ambiental e que unam pessoas e organizações para fortalecer o tecido social da sua comunidade”, revelou.

Também na área do empreendedorismo, a empresa pretende financiar iniciativas “que representem e promovam ideias inovadoras e criativas, que tragam crescimento, valor e prosperidade para a comunidade”.

“Desafiamos a comunidade a pensar naquilo que é mais importante, naquilo que precisam, naquilo que gostariam de ver crescer não só para a sua comunidade, mas para a região e a intenção é receber o máximo de projetos inovadores que tenham impacto neste território”, reforçou.

De acordo com a responsável, na primeira edição, o GAMMA “vai atribuir 100 mil euros a projetos que tragam benefícios concretos à comunidade desta região, podendo candidatar-se pessoas, organizações ou empresas com propostas de projetos transformadores e centrados nas comunidades locais”.

“É um programa de coparticipação que corresponde a um processo anual de inscrição, seleção, financiamento e apoio a projetos da comunidade local”, frisou.

As candidaturas podem ser entregues entre 15 de outubro de 2022 e 15 de janeiro de 2023 na página da internet da empresa e, segundo Fabíola Bordino, “as propostas serão avaliadas por um comité que irá rever e orientar os projetos, ficando os finalistas sujeitos a uma sondagem comunitária e seleção final”.

“Esta sondagem, ao estilo de orçamento participativo, dá à comunidade a última palavra sobre cada projeto, podendo a população dos Concelhos de Sines e de Santiago do Cacém votar através do nosso website ou através de sms”, indicou.

Os vencedores deste projeto serão conhecidos “em finais de abril do próximo ano”.

A Start Campus é responsável pelo desenvolvimento do projeto SINES, um campus Hyperscaler Data Centre com capacidade de 495MW em Sines, num investimento de até 3,5 mil milhões de euros.

Helga Nobre