Odemira celebra dia mundial da música com vários espetáculos

Celebrar o Dia Mundial da Música é o objetivo do programa que o Município de Odemira propõe para o dia 1 de outubro, a decorrer num espaço menos provável, os Armazéns Municipais (Oficinas) e jardim envolvente.

Serão apresentados cinco espetáculos, entre as 16.00 e as 22.30 horas, com entradas gratuitas, numa iniciativa que encerra a programação “Setembro, uma imersão cultural”.

A performance “COM(Sequência)”, pelo Circo Caótico, abre o programa de atividades às 16.00 horas. Esta companhia traz a Odemira um jogo entre quatro corpos moldáveis a um espaço que é estanque, numa comunhão entre a arquitetura e o circo, com a acrobacia e a dança como discurso num diálogo que questiona a ideia de “encontro”.

“Música para os meus ouvidos” é a segunda performance da tarde, para assistir a partir das 17.00 horas. Produzido pela associação Terra Batida e com direção musical de Nuno Salvado, este é um espetáculo de música construído a partir de sons mecânicos.

Dee Maras é o convidado para um concerto e jam session aberta ao público agendado para as 18.00 horas, traga o seu instrumento ou a sua voz e experimente tocar ou declamar juntamente com o artista. A música de Dee Maras passa pelo R&B, Blues, Hip Hop e Reggae e aprecia testar a sua criatividade ao tocar espontaneamente com outros músicos.

A partir das 21.30 horas, no jardim frente aos Armazéns Municipais, a convidada é Catarina Vaz, uma jovem cantora, guitarrista e compositora de Vila Nova de Milfontes, que tem vindo a trilhar uma carreira a solo, continuando a ser a voz da banda Linhas Cruzadas. Este espetáculo será numa toada mais intimista onde apresentará os seus temas originais.

A banda Cassete Pirata encerra o programa do Dia Mundial da Música em Odemira, com um espetáculo a partir das 22.30 horas. A banda nasceu da vontade de escrever e descobrir novas canções em português, num regresso ao que todos temos de tronco comum, em referências, paisagens e sons. Convidam-nos a cantar os males e os feitos, os desaires e os desejos, ao som e emoção da sua tão própria melancolia feliz a que nos têm habituado nas rádios nacionais. As canções do primeiro disco “A Montra” ganharam protagonismo, ao serem tocadas pelas personagens da série da RTP “Até que a vida nos separe”.

Esta iniciativa completa a programação “Setembro, uma imersão cultural”, promovida pelo Município de Odemira, que desde o início do mês proporciona diferentes manifestações culturais, com vista à descentralização e democratização da cultura.

Programa

Dia Mundial da Música| 1 de outubro, Armazéns do Município, Odemira

16h00 – Performance “COM(Sequência)” pelo Circo Caótico

17h00 – Concerto “Música para os meus ouvidos” por Terra Batida

18h00 – Concerto/Jam Session com Dee Maras

21h30 – Concerto com Catarina Vaz

22h30 – Concerto com Cassete Pirata