Dia Diocesano 2022 – Beja

No passado dia 17 de Setembro aconteceu o Dia Diocesano, em que o nosso Bispo se reúne com o Clero da Diocese e os representantes da Comunidades Paroquiais. Depois de um tempo de pandemia voltámos a reunir de forma presencial e normal. Ainda se verificou uma ausência muito grande de clero e de leigos.

O encontro começou com a celebração da Santa Missa na capela de Nossa Senhora de Fátima do Centro Pastoral Diocesano que se encontra no Edifício do Seminário de Beja. Presidiu o Sr Bispo e concelebrada pelos Padres ao serviço da Diocese. No fim da Missa o foi entregue ao Pe Abílio Raposo e Pe José Manuel Guerreiro uma bênção Papal pela ocasião das suas bodas de prata Sacerdotais. Também a recebeu o Pe António Cartageno que fará em breve as suas bodas de ouro sacerdotais. Também foi entregue ao Pe Luís Macuinja uma salva de prata pelo passar dos seus 25 anos de padre.

Já no salão do Centro pastoral o Sr. Bispo fez a apresentação do tema para o ano pastoral que tem como objectivo principal: “Re-fundar” a identidade cristã da caridade nas instituições Eclesiais de forma que sejam um rosto de uma Igreja ativa na reabilitação e apoio dos mais frágeis. Foi também resultado que as comunidades cristãs têm de começar a ter consciência que a Jornada Mundial da Juventude está a chegar e que todos nós de alguma forma também podemos participar. Além de que a pastoral vocacional é também missão de todos.

Por fim, foi dada a palavra aos Secretariados, Serviços e Movimentos que falaram um pouco daquilo que será o seu trabalho pastoral ao longo deste ano.