Alvalade Medieval uma viagem no tempo

A vila de Alvalade “veste-se a rigor”, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, para viver uma verdadeira aula de História ao vivo com o regresso do Alvalade Medieval. Foi a 20 de setembro de 1510 que D. Manuel I atribuiu a Carta de Foral a Alvalade e 512 anos depois esta Vila, no concelho de Santiago do Cacém, assinala a data com a recriação da vida na época e leva os visitantes numa viagem no tempo.

O centro histórico de Alvalade transforma-se para receber El-Rei D. Manuel I e o seu séquito, com um Cortejo pelas ruas do burgo, em honra de sua Alteza. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostram e ensinam a sua arte. Centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso em farrapos ao senhor bispo solene, criam o cenário perfeito para este regresso ao passado. Várias representações teatrais trazem à praça a vida na Idade Média com os “Curandeiros”, “A Descoberta”, “O Caminho de Alvalade”, os “Truques de Amor” e as “Bolas de Sabão”, cujo ponto alto é a dramatização do momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade. Há ainda espaço para o espetáculo circense “Fuga à Peste e Saltimbanco da Charneca” e a música e dança Oriental. Os cavaleiros mostram-nos a sua valentia no “Combate de Armas Medieval em honra de El-Rei D. Manuel I” , no “Duelo de Esgrima pela Guarda” e no “Torneio d’ Armas Apeado e a Cavalo”. A música da época será apresentada nos espetáculos “Cantigas Medievais Galaico-Portuguesas”, “Menestréis da Terra”, “Melodias de Tempos Idos” e nas “Gaitas de Fole e Percussões Tradicionais”. As exibições com fogo “Almas do Fogo e a Floresta Mágica” e “Solstício” iluminam as noites.

Nas tabernas serão servidas iguarias inspiradas na época, e pelas ruas vamos encontrar trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas acompanhadas de sons exóticos animam e dão cor a Alvalade Medieval.

O evento Alvalade Medieval teve início em 2002, sendo uma organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade. Esta viagem proporciona à população local o conhecimento da História da sua terra, e aos visitantes o contato com mostras de produtos e artigos regionais.

Programa completo em: https://alvalade-medieval.webnode.pt/programa-2022/