Centenas de pessoas na concentração Motard em  Vila Nova de Santo André

Decorreu nos pretéritos dias 5,6 e 7 de agosto, na nossa cidade, uma concentração motard organizada pelo Grupo Motard de Vila Nova de Santo André, inserida nas comemorações do XV aniversário do Clube.

Com um programa variado ao longos dos três dias da atividade, a concentração teve o seu epicentro junto à sede do Clube, tendo contado na sua organização com uma zona de camping grátis para os participantes forasteiros.

A propósito desta concentração motard, ouvimos o Presidente do Clube, Rui Martins, que nos fez uma brevíssima resenha sobre a história do Grupo Motard e das dificuldades que uma organização destas sempre acarreta, independentemente dos apoios recebidos: «…o Grupo foi fundado em 2007 e daí para cá tem sempre promovido o espírito motard entre os seus associados e uma prática de cariz social virada para a comunidade em que está inserido».

No meio das despedidas daqueles que no final tiveram de se fazer à estrada, lá continuou a falar sobre o desenrolar desta concentração: «…recebemos cerca de seiscentos participantes em representação de cinquenta associações motards de todo o País. Este ano, junto ao recinto da festa criámos uma área reservada ao campismo que foi utilizada para a montagem de cinquenta tendas».

Continuando a passagem em revista da forma como decorreu a concentração, Rui Martins referiu: «… programa inicialmente previsto foi integralmente cumprido, de onde realçamos a atuação de 3 bandas no decorrer do evento, de música rock, do ligeiro ao pesado, a presença de jovens pilotos de velocidade, de Santo André, a presença da Associação Motor Sport de Santo André com a divulgação do Vintage Trophy 2022 da FIM Enduro a realizar brevemente no nosso Concelho, de 29 setembro a 2 de outubro». Registámos igualmente a presença do Saki, que promoveu a divulgação das suas atividades».

No último dia, os participantes na concentração saíram do recinto e, a esse propósito, o Presidente do Clube Motard de Santo André referiu-nos: «…no último dia demos um passeio coletivo que se estendeu até à Lagoa de Santo André, para divulgação no meio motard das festas de São Romão e igualmente da cidade que os acolheu nestes três dias».

A talhe de foice a conversa derivou para os projetos futuros do Grupo, ao que Rui Martins nos foi dizendo: «… para este ano ainda temos a habitual recolha de sangue para a unidade de sangue do hospital local e a nossa participação próxima em eventos motards de outras cidades – nomeadamente, do Moto Clube de Setúbal, Grupo Motard da Vidigueira e Moto Clube de Grândola, entre outros.

Em setembro ou outubro teremos o convívio do porco no espeto.

Em novembro e pelo 12º ano consecutivo celebraremos o Dia Mundial da Memória em homenagem às vítimas mortais da estrada, numa organização conjunta das Associações Motards dos Concelhos de Santiago, Grândola e Sines.

Em dezembro realizaremos a Gala de Natal da nossa Associação».

Numa curta conversa estava passada em revista a Concentração Motard de Santo André e os projetos futuros para o Grupo que congrega os amantes das motas e gostam de fazer delas o seu “modus vivendi”.

Ficamos a aguardar novas iniciativas.

 

José Manuel Claro