Espiões de Palavras” promove escrita criativa

No âmbito do projeto “Espiões de Palavras”, desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais, Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, e Manuel José “Do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, os alunos dos 3.º e 4.º anos dos Agrupamentos de Escolas de Santo André, Professor Arménio Lança, em Alvalade, e de Cercal do Alentejo, receberam Leonor Tenreiro.

A escritora dinamizou, ao longo do mês de junho, várias oficinas de escrita criativa, convidando os participantes a expressarem a sua liberdade criativa através da escrita.

Num ambiente divertido e descontraído, com o apoio da expressão plástica, os alunos “deram asas” à imaginação e descobriram novos caminhos para as palavras criando a sua própria história.

Leonor Tenreiro foi jornalista, guionista e assistente editorial, mas é a escrever livros para crianças e a contar histórias que se sente mais realizada. Publicou três livros para crianças: “O Homem Que Ia contra as Portas”, cuja ilustração de Richard Câmara foi premiada no Festival Amadora de BD (2010), “Porque Chora o Rei?”, escrito com Pedro da Silva Martins e ilustrado por João Fazenda (2015), e “Quando vou dormir, o mundo para”, com ilustrações de Rachel Caiano e selo do PNL (2019). Foi como animadora da Associação Menuhin Portugal que começou a orientar oficinas de escrita criativa, em 2003. Desde então, “deixei-me contagiar pela imaginação e criatividade das crianças”, afirma a escritora.