Santiagro 2022 recebeu mais de 45 mil visitantes e encerrou com balanço bastante positivo

A 34.ª Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo superou todas as expetativas, de 2 a 5 de junho, passaram pelo  Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém cerca de 45 mil visitantes para viverem quatro dias intensos marcados por um programa dedicado às atividades económicas, ao mundo rural, à gastronomia, à música, à diversão e ao tempo em família, batendo o recorde de visitantes das últimas edições da Santiagro.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, fez um balanço bastante positivo do certame, que “superou todas as nossas melhores expetativas. Na sexta-feira e no sábado tivemos os melhores dias de sempre em 34 anos de Feira, o que é revelador do sucesso da edição de 2022 da Santiagro.  Só no dia 4, sábado, contabilizámos 15 mil pessoas, o que é extraordinário, se considerarmos que o nosso  Município não chega aos 30 mil habitantes,  o que significa que tivemos muitas pessoas de fora do Concelho a visitar-nos.” O feedback obtido da parte da restauração é de que “praticamente todos esgotaram os stocks. Um empresário da restauração afirmou que, num dia vendeu mais do que em quatro da edição 2019 da Santiagro.” Por parte dos expositores “sentimos, também, que tiveram o retorno do investimento que fizeram na nossa Feira.”

Para Álvaro Beijinha, organizar este evento “é a nossa forma de contribuir para trazer dinâmica aos negócios dos empresários, sendo que alguns estão connosco desde a primeira edição, depois de dois anos afetados pela pandemia.” Defendendo, ainda, “que a data escolhida para a realização da Feira também contribuiu para o seu sucesso.”

A edição de 2022 apresentou um orçamento na ordem dos 260 mil euros e um programa com propostas diversificadas. A Santiagro “é uma feira de atividades económicas ligadas ao mundo rural e empresarial, mas queremos, também, que seja para as famílias que encontram aqui um programa com inúmeras propostas para preencher o seu dia,” salientou Álvaro Beijinha.

Para o autarca “é muito gratificante sentirmos o retorno do forte investimento que a Câmara Municipal fez.” Com a requalificação do Parque de Feiras e Exposições, em que foi realizada  a pavimentação de toda a zona de terrado, o recinto deixou de estar em terra batida e o melhoramento de toda a zona do picadeiro e exposição de gado, garantindo o bem-estar animal. Para o sucesso da Santiagro é, igualmente, destacado “o trabalho, não só durante estes quatro dias, dos trabalhadores da Câmara Municipal e colaboradores.”

Os colóquios são uma das vertentes que fazem parte da programação das edições da Santiagro, organizados por entidades como o Crédito Agrícola Costa Azul, ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano e SAGRAN. Foram abordados temas da atualidade e de interesse para agricultores e produtores da região, que decorreram no Auditório Municipal António Chainho.

Este ano a Santiagro contou com os concertos de Syro, Plutónio, Bispo e Anjos e os Dj’s RMG, Chritian F,  No Maka , e também os P*ta da Loucura e Smell Like  90’s. Diversos espetáculos equestres,  ou não fosse o cavalo a imagem de marca da Feira. O espaço Natura com a lua em tamanho gigante e com uma forma original  de envolver os visitantes com a Natureza. As exposições de gado, os stands de empresas e coletividades, os espaços de restauração e bebidas não faltaram no certame.  Os visitantes tiveram a oportunidade de provar o Gin da Destilaria Black Pig, os vinhos da Carochinha e da Herdade do Cebolal , os sabores dos produtos da terra com showcookings apresentados por Chefs de renome nacional e a arte tradicional da cocaria. Foram algumas das variadas propostas que pudemos viver na Santiagro 2022. A Feira  volta no próximo ano com uma programação em que trará certamente o que de melhor há no município de Santiago do Cacém e na região.